The Last of Us Part II foi lançado há quase um mês para PS4 e desde então, a comunidade de fãs foi tremendamente dividida por conta do enredo do game ser complicado demais para apresentar uma história de vingança pouco satisfatória.
Agora, os roteiristas Neil Druckmann, também diretor do jogo, e Halley Gross, comentaram ao Game Informer que o final foi alterado no meio da produção do game.
SPOILERS ADIANTE
Gross explicou que, quando se juntou ao projeto, Ellie mataria Abby no final durante a luta em Santa Barbara que foi totalmente alterado.
Muitas interações acabaram sendo definitivas, mas o último ato teria Ellie matando Abby. Quando o jogo já estava metade pronto, mudamos isso. Ellie desiste de matá-la no último segundo para [ilustrar] a essência da Ellie antiga, aquela que é cheia de humanidade e foi amada por Joel, que ainda existe dentro dessa personagem que foi tomada pela jornada de vingança.
Druckmann ainda complementou que os destinos de Lev e Yara foram fundamentais para manter Abby viva.
Deixar Abby viva pareceu errado com a temática no início, mas depois sentimos que foi mais honesto com a personagem. O tema e a mensagem mudaram, mas nossa prioridade sempre foi representar Ellie com honestidade. Há certos objetivos que queremos atingir, mas que só funcionam quando somos consistentes com a personagem que criamos.
O game vendeu quatro milhões de cópias na semana de lançamento.