» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Histórias sobre jovens vivendo dramas no período da adolescência tem aos montes. Algumas deslizam no excesso de sentimentalismo para tentar focar em alguma situação outras recorrem para a comédia escrachada. Antes Que Eu Vá novo longa da diretora Ry Russo-Young (Caminho Para o Coração) faz parte da nova geração de produções focadas para o público dessa idade e é uma mistura de muitos filmes e produções recentes, mas com um toque mais de suspense. Filmes como Cidade de Papel mostram esses adolescentes em viagens de auto-descoberta e querendo viver emoções diferentes.

No longa de Ry Russo o tema principal é sim de auto-conhecimento, mas aqui o dramatismo é deixado mais de lado e o direcionamento é mais sério e realista. Baseado na obra de mesmo nome escrito por Lauren Oliver longa vai levar aos cinemas os fãs recentes de John Green que se espelham nessas tramas. Lauren, apesar de ser desconhecida por grande parte do público brasileiro ela já conta com uma vasta carreira como escritora. Já publicou mais de uma dezena de livros entre eles o mais famoso é a trilogia Delírio lançado por aqui assim como Antes Que Eu Vá pela editora Intrínseca. 

Em Before I Fall (nome original em inglês) apresenta a rotina de quatro amigas que vivem suas vidas enter curtição e amores. Uma não faz algo sem a outra, sabem da vida uma das outras e vivem indo à festas. Estão no último ano do colégio, mas nada disso é o foco do filme. Zoey Deutch (Samantha Kingston) e Lindsay (Halston Sage) são as amigas principais de um quarteto ainda composto por Elody (Medalion Rahimi) Ally Harris (Cynthy Wu).

Tudo começa com Samantha perguntando: o que você faria hoje se fosse seu último dia de vida? Daí a história passa a ser desenvolvida com as amigas aparecendo, sua irmã mais nova, seu namorado que parece não gostar muito dela e a garota que faz tudo mudar que é Juliet vivida muito bem pela atriz Elena Kampourius.

Juliet é a personagem que faz ter toda a reviravolta no filme. Os alunos do colégio a chamam de esquisita, aberração por ser diferente. As quatro amigas em questão realizam bullying diário com a garota. Tudo piora quando no dia do cupido, em que os alunos podem enviar flores para qualquer pessoa da escola no anonimato, as garotas enviam uma flor com um conteúdo não mostrado para ela, provavelmente algo para a humilhar. Há uma festa na casa de um dos alunos e todas estarão lá. 

Eis que Juliet aparece na festa para tirar satisfação com as quatro e acaba por sofrer uma humilhação pesada das 4. As amigas saem chateadas da festa com a discussão e vão embora juntas.  Então acontece do carro delas bater em algo e elas consequentemente morrem. Tudo isso é mostrado de forma rápida, pois a continuação dele que é o que importa. Samantha parece receber ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição. Ela acorda literalmente todo mesmo dia em que vai morrer e nisso ela vai tentando fazer sempre algo diferente para ver qual o resultado na prática. Isso é o que pode se dizer resumidamente de Antes Que Eu Vá sem estragar o final que vai surpreender a muita gente.

Em tempos que 13 Reasons Why faz sucesso por falar de um tema tão atual e que pouco é discutido que é o do bullying excessivo Antes Que Eu Vá poderia ter sido mais do que é. Ele não debate o tema a fundo, o foco é total na personagem de Samantha e em ela ter que viver seus dias para sempre até que consiga mudar o rumo de sua vida. Esse é o caminho da produção, enquanto ela não saber quem ela é e o que realmente quer não vai conseguir chegar ao fim de seu dia, no caso no fim de sua vida já que tudo conspira para que ela fique dentro do carro na hora do acidente.

Mas não é 13 Reasons a maior referência de Antes Que eu VáA história, tanto do livro quanto a do filme parecem lembrar bastante obras pops do cinema como Feitiço do Tempo com Bill Murray no papel do jornalista que acorda todos os dias e Carrie, A Estranha obra clássica de Stephen King que já teve várias versões para o cinema e sempre é referência quando falam em bullying no colégio. 

Na realidade, Before I Fall é uma trama focada mais no período da passagem da adolescência para a fase a adulta. Samantha tem vários dramas que vai percebendo durante o tempo que vai passando, viver todos os dias na verdade a faz perceber o quão errada algumas decisões são e ela tem a possibilidade de mudá-las. Ela ao término de tudo entende sua função na vida até ali. Quem nunca quis ter mais chances para arrumar algo de que se arrependeu no futuro?

Antes Que Eu Vá (Before I Fall, EUA 2017)

Direção: Ry Russo-Young
Roteiro: Maria Maggenti
Elenco: Zoey Deutch, Halston Sage, Logan Miller, Kian Lawley, Elena Kampouris, Cynthy Wu, Medalion Rahimi
Gênero: Drama, Mistério
Duração: 98 min

Comente!