É um pássaro? É um avião? Não, é uma lista de melhores games da DC!

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Injustice 2, sequência do aclamado Injustice: Gods Among Us, lançou semana passada e já está sendo considerado um dos melhores games da DC. Com isso, vamos olhar para o histórico da editora nos videogames e eleger os 10 melhores títulos protagonizados pelos heróis icônicos da editora. Como na lista de jogos Marvel, sabemos que há um certo herói que acabaria preenchendo a lista toda (cofcof*Batman*cofcof), então tentamos criar também uma sequência de jogos variada e que explorasse bem seus heróis. Então vamos para a lista!

10- Watchmen: The End is Nigh

PS3/Xbox 360/PC

Começando a lista com um jogo recente mas que poucos devem lembrar. Lançado em 2009 e desenvolvido pela Deadline Games, o jogo foi distribuído de forma episódica, em uma época que isso ainda era prática rara nos consoles. O game foi desenvolvido pegando a onda da adaptação cinematográfica dirigida por Zack Snyder e tinha como personagens jogáveis Rorschach e o Coruja, que passavam as telas dando porrada em bandido em um beat ‘em up bem simples. Apesar de repetitivo e pouco inventivo, tinha uma boa engine de luta que dava a sensação certa de impacto na hora de socar uns bandidos.

9- The Death and Return of Superman

SNES/Mega Drive

Um jogo do Superman na lista? Sim, é difícil de acreditar que um dos ícones da editora ainda não conseguiu ter um grande título nos games que o representasse. Do infame Superman 64, passando pelos medíocres Superman: Shadow of Apokolips e Returns, talvez por ser um herói tão poderoso e invencível, os jogos ainda não chegaram à altura que o kryptoniano consegue alcançar. Mas talvez o título mais divertido seja incrivelmente um dos primeiros títulos dele. Desenvolvido pela Blizzard Entertainment (quem diria?) e Sunsoft, lançado em 1994, The Death and Return of Superman é um sidescrolling beat ‘em up que adapta o icônico arco onde o homem de aço morre nas mãos de Doomsday e Metropolis é tomada por diversos mutantes chamados The Underworlders. A cada fase, você controla uma versão do Superman, com habilidades similares, espancando mutantes e avançando de fase.

8- Justice League Heroes

PS2/PSP/Xbox/Nintendo DS/GBA

Muito antes da ideia de um universo cinematográfico nos cinemas, Justice League Heroes teve a tarefa de reunir a equipe de heróis nos videogames. Lançado em 2006 para diversas plataformas e desenvolvido pelo estúdio Snowblind Studios, o jogo adaptava a história dos quadrinhos, com a Liga enfrentando um dos seus maiores vilões, Brainiac. Em um gameplay co-op de ação com a visão de câmera isométrica, você podia controlar diversos membros da equipe (alguns variando de console para console) e atravessando telas infestadas de inimigos. A história foi capitaneada por um veterano dos quadrinhos, Dwayne McDuffle, e foi um ótimo passatempo para os fãs da Liga na era do PS2.

7- Justice League Task Forces

SNES/Mega Drive

Voltando no tempo e indo para outro jogo da Liga. Bem antes de Injustice, já tínhamos um game que reunia os heróis da maior superequipe para dar porrada um contra o contro. Em Justice League Task Forces, desenvolvido pela Acclaim Entertainment em 1995, controlamos um dos membros da equipe, enfrentando Darkseid e clones (sim, a manjada justificativa para enfrentar heróis da mesma equipe) dos companheiros de equipe. Após lutar com todos, você enfrentava o próprio Darkseid, em uma épica batalha contra o final boss do jogo. O game em si não tinha muita complexidade e se baseava em clássicos de luta 2D da época para emprestar mecânicas de combos. Um honesto jogo de luta com os seus heróis favoritos.

6- Batman Returns

NES/SNES/Mega Drive/Mega-CD/Master System/Game Gear/Lynx/Amiga/DOS

Em uma época onde jogos de filmes ainda tinham alguma reputação, Batman Returns veio com uma ótima adaptação do segundo filme de Tim Burton sobre o cavaleiro das trevas. Lançado em todas as plataformas da época, cada versão trazia à tona as qualidades de cada console, com a versão de SNES sendo a com melhor áudio e a de Mega-CD com algumas fases exclusivas contendo gráficos em 3D. Apesar das mudanças, a base do jogo era basicamente a mesma, um clássico beat ‘em up com fases que adaptavam os eventos do filme. Apostando no seguro, o jogo contém gráficos que resistiram ao tempo e uma jogabilidade sólida até para os padrões atuais.

5- Scribblenauts Unmasked

Wii U/Nintendo 3DS/PC

Apesar de parecer bobo e infantil, Scribblenauts Unmasked é uma das maiores homenagens feitas para a DC, trazendo incontáveis personagens da editora em um jogo onde a sua criatividade é o limite. Sendo uma sequência do aclamado título de DS feito pelo estúdio 5th Cell, em Scribblenauts você controla Maxwell, que é capaz de criar qualquer objeto que vêm à mente para resolver os puzzles de cada fase. Digitando a palavra no teclado, o objeto magicamente surge na tela e pode ser colocado para ajudar a jornada de Max. E no caso da edição Unmasked, lançada em 2013, você poderá invocar dezenas de personagens da editora. Usando gadgets e suas habilidades, a versão ainda continha novidades como um multiplayer co-op no WiiU e um sistema de reputação que permite comprar novos itens a partir da Batcaverna. Em Scribblenauts, o céu é o limite. E é capaz de você encontrar o Superman voando quando chegar lá.

4- LEGO Batman 2: DC Super Heroes

PS3/PSP/PS Vita/Xbox 360/Wii/Wii U/Nintendo DS/Nintendo 3DS/Android/iOS/OS X/PC

Falando em homenagem, não poderíamos deixar de incluir um jogo LEGO. Talvez a franquia de jogos que mais bem adapta diversos mundos da cultura pop, a trilogia (até agora) de LEGO Batman não fugiu a regra. Após o sucesso do primeiro título, que transformava a sombria Gotham em um divertido jogo de aventura protagonizada por bonequinhos de plástico, a segunda foi bem mais longe e trouxe não só o homem morcego, mas grande parte do elenco de heróis da editora, passando dos 70 personagens jogáveis. Além de uma história exclusiva, onde o Coringa e outros supervilões se reúnem para acabar com a Liga da Justiça. E para fechar o pacote, nada melhor do que um mapa gigantesco de Gotham onde o jogador podia explorar livremente a cidade. Este elemento acabou sendo diminuído no terceiro título, que não foi tão elogiado quanto o anterior, e ainda mantém o posto de melhor homenagem da Traveller’s Tale para a editora.

3- DC Universe Online

PS3/PS4/Xbox One/PC

Quem diria que um dos mais bem sucedidos MMO’s de seu tempo protagonizaria Batman, Superman e a Mulher-Maravilha? Em um período onde todos tentavam criar o “próximo World of Warcraft”, DC Universe Online foi um ótimo RPG online onde o jogador podia criar seu personagem e enfrentar ameaças conhecidas do universo DC junto com seus heróis favoritos. Tendo mais de 18 milhões de jogadores ativos e eventualmente se tornando free-to-play, o jogo foi um dos poucos MMO’s que quebraram a barreira do PC e também teve uma longeva vida nos consoles. Com conteúdo criado através dos anos, é um dos pacotes mais completos da lista e que até hoje pode ser aproveitado para quem quiser gastar centenas de horas sendo um verdadeiro herói DC.

2- Injustice: Gods Among Us

PS3/PS4/PS Vita/Xbox 360/Wii U/PC/Android/iOS

A melhor adaptação nos videogames para a Liga da Justiça é também a que divide a equipe e transforma o mundo DC em um verdadeiro ringue de super-heróis. Com o estúdio NetherRealm, conhecido por criar Mortal Kombat, trouxe para os videogames sua própria visão dos heróis. Se passando em uma realidade alternativa onde Superman, enganado pelo Coringa, mata a Lois Lane e ativa uma bomba atômica que mata milhões de pessoas em Metropolis levando o homem de aço a se tornar um tirano ditador. Tais eventos levam a uma das mais bem amarradas e intrínsecas tramas de um jogo de luta moderno, sendo expandida em elogiados quadrinhos após o sucesso do game.

Em termos de gameplay, o jogo é um clássico game de luta 2.5D protagonizado pelos heróis e vilões DC. Com sua própria versão dos Fatalitys, cada personagem tinha um especial mirabolante, além de poder usar alguns itens do cenário para espancar o rival. Se tornando um favorito dos fãs de jogos de luta, o game acaba de receber uma sequência, que está sendo tão elogiada quanto o original.

1- Batman: Arkham

PS3/PS4/PS Vita/Xbox 360/Xbox One/Wii U/Nintendo 3DS/PC/Android/iOS/OS X

Não tinha outra opção. E como ficaria muito difícil escolher entre a excelência de gameplay em Arkham Asylum, o mundo aberto de City e os gráficos de Knight, decidimos colocar a trilogia inteira da Rocksteady no topo.

A trilogia Arkham não só marcou o melhor título de um dos heróis mais populares da editora, como também o melhor jogo de super-heróis de todos os tempos. A expansiva história da trilogia, que aumentava de proporções e de consequências, tanto para o cavaleiro das trevas quanto para os cidadãos de Gotham, era refletida no gameplay, que já tinha começado excelente em Asylum e só foi ganhando em variedade e gadgets nos títulos subsequentes. E em termos de história o jogo também não deve a nada às melhores histórias do herói nos quadrinhos, entregando uma trama que traz à tona os melhores vilões de Batman. Além, é claro, de ter a eterna rivalidade entre ele e o Coringa, que aqui é imortalizada pela excelente dublagem de Kevin Conroy e Mark Hamill. Uma das séries mais importantes dos últimos tempos e praticamente insuperável no panteão de jogos da editora.

Comente!