American Horror Story: 1984 teve em seu primeiro episódio uma onda de referências que os fãs dos slashers se deliciaram em procurar durante os seus 47 minutos. Ryan Murphy fez uma homenagem ao gênero, e a influência dos clássicos ficou evidente neste primeiro capítulo.

A nona temporada recebeu o nome de 1984, e quando o tema foi revelado e que seria uma homenagem aos clássicos slashers, com um assassino a solta matando todos os jovens que encontrava pelo caminho, muitos ficaram contentes com o tanto de conteúdo que poderia ser feito.

Dentre as muitas influências de Ryan Murphy na série estão clássicos como Sexta-Feira 13 e Pânico. A trama gira em torno de um grupo de jovens que vão trabalhar como supervisores em um acampamento, e lá encontram o segredo obscuro por trás do alojamento.

O vilão é o Sr. Tinindo (Mr. Jingles) e que é influenciado por Jason Voorhees e até mesmo pelo assassino de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado. Algumas das referências encontradas saltam aos olhos, outras já estão um pouco mais escondidas. A seguir teremos spoilers de American Horror Story: 1984.

Spoilers

Sexta-Feria 13 (1980)

A trama de American Horror Story: 1984, em seu primeiro episódio, gira em torno do acampamento no qual os jovens serão supervisores, e o acampamento em si já lembra bastante o Camp Crystal Lake, de Sexta-Feira 13. Outra semelhança com o longa de 1980 fica com o personagem do posto de gasolina. Roy que aparece no posto e os alerta de que iriam todos morrer é muito parecido com Crazy Ralph, que fez algo similar, os alertando que iriam morrer e para não irem ao acampamento.

Massacre da Serra Elétrica (1974)

Xavier deu a ideia de ir ao acampamento para os amigos, e eles toparam. No trajeto ao Acampamento Redwood, eles abastecem em um posto de gasolina em que está Roy, que é o proprietário do posto. Roy é bastante parecido com o personagem que aparece no posto no início de O Massacre da Serra Elétrica. Ainda na estrada, Xavier atropela um caminhante, que é muito semelhante ao jovem que é recebe uma carona no clássico de 1974.

Pânico (1996)

Uma cena que fica na cabeça é em relação a fuga de Brooke, ao ser perseguida pelo Mr. Jingles ela é desacreditada pelos amigos por não encontrarem o corpo do caminhante. Na cena próxima aos minutos finais, Brooke está no alojamento, ouve o orelhão tocar, e sai para atender. Ao pegar o telefone ouve as chaves do Mr. Jingles brincando com ela. Essa referência está ligada ao filme Pânico, que tinha um assassino que brincava com as vítimas por telefone antes de as matar. Uma curiosidade fica com relação a própria Emma Roberts, que interpreta Brooke, ela é a vilã de Pânico 4.

Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1997)

Xavier ao sair do posto de gasolina, atropela o vagante que andava sem rumo. Essa cena lembra e muito o acontecimento envolvendo o acidente de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, em que um homem é atropelado e após ser abandonado volta para matar o grupo de amigos. Em AHS levaram o rapaz atropelado para o acampamento e mantiveram em segredo o acidente, assim como o clássico. Outra referência se dá com a vestimenta do Mr. Jingles, que usa uma capa de chuva preta, igual a do assassino da produção de 1997.

Carrie, a Estranha (1976)

A dona do acampamento Redwood, Margareth Booth, é uma mulher devota e muito religiosa, isso ficou claro em suas falas e nas regras impostas aos jovens. A religião e a fé estão muito presentes em sua vida após os acontecimentos do passado, seu comportamento é igual ao da mãe de Carrie, que por sinal se chama Margareth também. Outra referência ao clássico de Stephen King fica em relação a personagem Brooke, que ao fugir de Mr. Jingles fica toda encoberta de lama, igual Carrie ficou suja com o sangue derramado nela.

Halloween (1978)

Eis que temos a referência mais gritante do primeiro episódio. A Dra. Hopple ao chegar ao hospício encontra todos internos soltos do lado de fora. A fuga de Mr. Jingles em si é muito parecida com a de Michael Myers em Halloween. A Dra. Hopple em si é a versão do Dr. Sam Looomis, e que possivelmente irá atrás do vilão nos próximos episódios. Até mesmo a morte de Roy, praticada por Mr. Jingles, lembra Halloween, com o assassino Michael Myers fazendo a mesma coisa sempre que fugia do sanatório, matando alguém e roubando suas chaves para pegar o carro.