em ,

As Rainhas mais icônicas do cinema

Reis e Rainhas, na maioria das vezes, são apresentados no cinema na forma que devem ser retratados, como seres vultuosos, acima do bem e do mal, e com uma caracterização que realce os padrões de nobreza desses soberanos.

Não importa se o longa é do gênero de fantasia ou inspirado em fatos reais, é necessário que a imagem concebida da rainha na trama não seja apenas de uma figura ilustrativa, mas também que espelhe o poder de uma figura pública, e assim surja com destaque na trama.

Por isso que muitas personagens acabam se destacando e se tornando tão ou mais atraentes que a própria história. Listamos abaixo as dez Rainhas mais icônicas do cinema.

10. Maria Antonieta (Maria Antonieta)

Um dos pontos fortes de Maria Antonieta é sua sua marcante estética, com lindos figurinos de época e uma direção de arte que deixariam a rainha francesa com inveja.

A cineasta Sofia Coppola retratou de forma magnífica as cores usadas pela corte francesa e soube simbolizar em Kirsten Dunst os últimos momentos de uma rainha que em breve iria declinar junto com o regime imperial, frente aos acontecimentos da Revolução Francesa.

9. Feiticeira Branca (As Crônicas de Nárnia)

Jadis é uma das principais antagonistas da obra escrita por C.S. Lewis, aparecendo no filme O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Seu governo cruel deixou Nárnia sob o efeito de um inverno sem fim, além de trazer uma melancolia sem fim.

Conhecida como a Feiticeira Branca e a Rainha de Nárnia, Jadis é retratada como uma adversária sem escrúpulos, e isso fica ainda mais evidente quando mata o leão Aslan. Sua tirania só não foi maior porque Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana chegam a Nárnia para dar fim ao inverno de cem anos.

8. Cleópatra (Cleópatra)

A exuberância de Elizabeth Taylor dita o ritmo desse filme, lançado em 1963, e que até hoje permanece como um clássico épico sobre o Egito Antigo.

Cleópatra foi uma produção considerada ousada para os padrões de sua época, custando US$ 31 milhões. E não é por menos, a rainha egípcia foi – e é – uma das governantas mais conhecidas da história e a ótima direção de Joseph L. Mankiewicz apenas engrandeceu o ícone da Rainha do Nilo.

7. Galadriel (O Senhor dos Anéis)

Interpretada por Cate Blanchett na trilogia do Senhor dos Anéis, Galadriel é sem dúvida uma das personagens mais marcantes e poderosas da Terra-média.

A Rainha élfica, mesmo com toda sua sabedoria, era incapaz de conduzir as responsabilidades que o Um Anel poderia trazer, e que é mostrado em uma das cenas da franquia, em que seu lado sombrio é mostrado ao ser tentada pelo Um Anel.

6. Rainha Anne (A Favorita)

Centro da trama de A Favorita, a Rainha Anne – ou Ana – é um dos grandes destaques. Fica ainda mais em evidência pelo fantástico trabalho proporcionado por Olivia Colman, que lhe rendeu o Oscar de Melhor atriz.

Anne ficou conhecida por ter unificado a Inglaterra e a Escócia, no que se tornaria a Grã-Bretanha, além de seu reinado também ter sido marcado por escândalos pessoais, alguns deles retratados no longa.

5. Rainha Elizabeth I (Duas Rainhas)

Lançado em 2018 e sem muito alarde, Duas Rainhas apresenta a trajetória da Rainha Elizabeth I, com a eficaz interpretação de Margot Robbie no papel da protagonista.

Elizabeth I já foi retratada no cinema diversas vezes, mas provavelmente essa representação feita por Robbie foi uma das melhores caracterizações, não apenas pela direção de arte e maquiagem, mas também pelo seu próprio aspecto físico, que se assemelha bastante ao da própria rainha.

4. A Rainha Má (Branca de Neve e os Sete Anões)

Um clássico muitas vezes nasce de seus personagens que são lembrados através do tempo. Isso ocorre com A rainha Má, de A Branca de Neve e os Sete Anões, pois sem uma antagonista tão cruel e perversa sendo lembrada pelos fãs, possivelmente a animação não seria o clássico que é nos dias de hoje.

A Rainha Má têm como meta a de se tornar a mais bela do todas, por isso tenta matar Branca de Neve de todas as maneiras possíveis.

3. Rainha Elizabeth I (Elizabeth)

Uma jovem Cate Blanchett realiza uma atuação fantástica de um dos maiores símbolos da monarquia inglesa, a Rainha Elizabeth I. Nesta produção dirigida por Shekhar Kapur, que tem uma continuação lançada em 2007, a monarca sobe ao poder após a morte de sua meia-irmã Mary I, e terá de lidar com situações políticas e religiosas já no trono.

Elizabeth apenas se torna mais imponente a cada cena, em um filme grandioso, em que a direção de arte é um dos pontos fortes, com uma produção valorosa e um elenco de tirar o fôlego.

2. Padmé Amidala (Star Wars – Segunda Trilogia)

Bastante conhecida por sua aparição na segunda trilogia da saga Star Wars, Padmé Amidala tem papel fundamental e importante na franquia, sendo ela a Rainha de Naboo e posteriormente se tornando Senadora da República Galáctica. Também se relacionou com Anakin Skywalker, antes de se tornar o Darth Vader.

Padmé pode não ter tido muita relevância na franquia Star Wars, como muitos dos fãs queriam que tivesse, mas ela é sim bastante importante para o segmento da trama, tendo apresentado aptidões políticas que foram importantes para a democracia e que podem ser vistas na saga.

1. Rainha Elizabeth II (A Rainha)

Retratar a icônica Rainha Elizabeth II não é uma tarefa fácil, mas isso não foi empecilho para que Helen Mirren tirasse de letra uma das grandes interpretações de sua carreira em A Rainha, de 2006, com uma caracterização tão perfeita que quase é possível se concluir que a rainha e a atriz eram a mesma pessoa.

A trama se passa logo após a morte da princesa Diana, ocorrida em 1997, e mostra como o público vai mudando de opinião em relação a realeza, e assim a rainha precisará lidar com essa opinião pública.

Menções Honrosas:

A Rainha Margot (1994)

A Jovem Rainha Vitória (2009)

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

José Dumont, ator de 72 anos, é preso por suspeita de posse de pornografia infantil

Universal tem interesse em comprar a Warner Discovery