em , ,

Crítica | DC Liga dos Super-Pets é um bom programa infantil

O ano de 2022 era altamente promissor para os fãs da DC. Começando com o aguardado reboot de Batman com Robert Pattinson, a Warner Bros apostava pesado no ambicioso filme do Flash com o caótico Ezra Miller, no retorno de Jason Momoa ao fundo do mar com Aquaman e o Reino Perdido e a estreia de Dwayne Johnson como Adão Negro em um novo épico. Infelizmente, os planos mudaram e diversos filmes foram adiados, mas apenas The Rock permanece no calendário do estúdio; não só com o anti-herói que vai mudar a hierarquia de poder na DC, mas também com a animação infantil DC Liga dos Super-Pets, que atua como grande lançamento de verão da Warner.

Certamente uma oferta que soa como uma decepção laxante após uma promessa de grandiosidade, mas que, ao menos, se garante como uma simpática e adorável opção para um público mais infantil.

A trama nos apresenta Krypto (Dwayne Johnson), o leal companheiro e animal de estimação de Superman (John Krasinski) em Metrópolis. Mas quando a relação entre os dois começa a ser afetada pelo amor do Homem de Aço à sua namorada Lois Lane (Olivia Wilde), Krypto se sente excluído e enciumado, mas logo volta sua atenção quando a misteriosa porquinha-da-Índia Lulu (Kate McKinnon) arma um plano para destruir toda a Liga da Justiça. Com a ajuda de outros bichinhos super-poderosos, Krypto forma uma equipe para salvar seu melhor amigo e deter a ameaça de Lulu.

Nitidamente, até mesmo pela ambientação e premissa, Liga do Super Pets é uma obra destinada quase que exclusivamente ao público infantil. Pode até soar como uma constatação óbvia, mas é um comentário relevante, ainda mais se considerarmos o repertório recente da DC nas animações infantis: obras como LEGO Batman: O Filme e Os Jovens Titãs! Vão ao Cinema são filmes que conseguem quebrar a barreira do público infantil, oferecendo um humor mais complexo e repleto de referências que apenas o público mais velho vai ser capaz de compreender. Liga do Super Pets, em sua essência, é muito mais simples e ingênuo.

Idealizado pelo produtor Jared Stern, que ainda serviu como roteirista tanto em LEGO Batman: O Filme quanto LEGO Ninjago: O Filme, Super Pets é um longa com coração nobre. O próprio Stern disse em entrevistas que sua inspiração veio após uma visita a um lar de adoção de animais, e muito desse respeito e amor pelos bichinhos está no filme; de uma forma bem concisa, sem muitas surpresas e sem grandes convenções – um filme 100% otimista e ingênuo, sem segundas intenções. Justamente por isso, a animação deve ser bem mais aproveitada pela plateia mais jovem, e não há o menor problema com isso.

Afinal, Liga dos Super Pets é bem focada no humor. Além de um único momento isolado onde Stern e o roteirista John Whittington surpreendem no melodrama à lá Toy Story 2 para contar a história de origem do cão Ace (voz de Kevin Hart), o filme é majoritariamente uma comédia. O tipo de humor focado em animais, diferenças entre cães e gatos e piadas com as identidades e personalidades dos heróis principais – em especial, a presença gótica e emo do Batman dublado por Keanu Reeves.

Em níveis mais técnicos, a produção é igualmente pouco ambiciosa. Nitidamente sem um grande orçamento um ou apuro estético que rivalize os orçamentos de US$200 milhões da Pixar, Super Pets acerta ao apostar em um traço mais cartunesco e que fuja do realismo, diversas vezes remetendo ao estilo de Bruce Timm nas lendárias animações para o Cartoon Network. Stern se aproveita desse estilo para criar cenas de ação inventivas, especialmente quando a Liga da Justiça daquele universo protagoniza os combates.

DC Liga dos Super Pets é um filme para crianças, mas ao menos um que é feito com afinco. Mesmo sem grandes pretensões, ideias originais ou uma produção realmente notável, o longa de Jared Stern tem um coração pulsante bonitinho e admirável. Um bom programa para as crianças.

DC Liga dos Super-Pets (DC League of Super-Pets, EUA – 2022)

Direção: Jared Stern
Roteiro: Jared Stern e John Whittington
Elenco: Dwayne Johnson, Kevin Hart, Kate McKinnon, Diego Luna, Vanessa Bayer, Natasha Lyonne, Keanu Reeves, Janela Jamil, Marc Maron, Daveed Diggs, Jemaine Clement, Olivia Wilde, Dascha Polanco
Gênero: Comédia
Duração: 106 min

Avatar

Publicado por Lucas Nascimento

Estudante de audiovisual e apaixonado por cinema, usa este como grande professor e sonha em tornar seus sonhos realidade ou pelo menos se divertir na longa estrada da vida. De blockbusters a filmes de arte, aprecia o estilo e o trabalho de cineastas, atores e roteiristas, dos quais Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock servem como maiores inspirações. Testemunhem, e nos encontramos em Valhalla.

Um Comentário

Leave a Reply

One Ping

  1. Pingback:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mod bizarro transforma gato de Stray em CJ de GTA; confira e se traumatize

GTA 6 terá uma mulher latina como uma das protagonistas, aponta site