em

Game of Thrones | Revelação do nome verdadeiro de Jon Snow traz detalhes importantes

Finalmente morre hoje a antiga teoria que cercava Jon Snow desde a publicação do 1º livro das Crônicas de Gelo e Fogo. Bom, pelo menos na versão da HBO com Game of Thrones

season finale da sétima temporada confirmou dois fatos importantíssimos: Jon Snow é na verdade Aegon Targaryen, filho legítimo de Rhaegar Targaryen com o amor de sua vida, Lyanna Stark. Uma união legitimada por um casamento às escondidas entre os dois. Rhaegar havia anulado seu casamento anterior com Elia Martell que resultou no nascimento de outras duas crianças (a mais velha, também se chamava Aegon) que foram assassinadas pelo Montanha durante a tomada de Porto Real pelos Lannister na Rebelião de Robert. 

A escolha do nome de Jon ser Aegon também não vem por acaso. Essa herança e homenagem vem carregada de significado. Para entendermos isso, é preciso contar um pouco da história de Westeros. Aegon foi o primeiro homem a unir os Sete Reinos em apenas um. E fez isso por conta do terror e medo que seus dragões causavam. Com a tirania da conquista, Aegon I conseguiu por fim na guerra eterna dos sete reinos e fazer com que o continente caminhasse para a prosperidade. Ele forjou o Trono de Ferros com as espadas de seus inimigos, unindo todas sob o fogo de um de seus dragões.

Aegon e suas irmãs (e também esposas).

Mas para que Rhaegar queria tanto ter um filho chamado Aegon? Ainda mais, dois? Bom, isso vem do fato dele ser um completo maníaco por profecias. O príncipe Targaryen não estava contente com apenas dois filhos, pois o dragão tem três cabeças (símbolo da Casa Targaryen). Sabendo que Elia Martell era uma mulher muito frágil (que não sobreviveria a um novo parto) e já também muito apaixonado por Lyanna Stark, Rhaegar uniu o útil ao agradável: ter um filho com uma nova mulher, mais nova e mais forte. Tornando-o legítimo pelo novo casamento, enfim Rhaegar teve seu terceiro filho: Jon Snow/Aegon Targaryen. 

Este terceiro filho cumpriria a profecia dos três montadores de dragão. Mas o custo da esperança de cumprir a profecia foi tremendo: ao fugir com Lyanna, Rhaegar iniciou a rebelião de Robert que jurou persegui-lo até os confins do Inferno para matá-lo por ter roubado o amor de sua vida. Quando Jon já era nascido, os outros filhos de Rhaegar, Aegon e Rhaenys, já tinham sido assassinados. Quando Jon nasceu na Torre da Felicidade, Rhaegar estava na guerra. Sem ele, Lyanna decidiu batizar a criança como Aegon, como uma homenagem ao irmão mais velho morto e, mais importante, para que Rhaegar ficasse feliz com a chance da profecia se realizar (é o que imagino, pois a linha do tempo da Rebelião de Robert ainda é extremamente confusa. Pela linha dos testemunhos dos personagens até A Dança dos Dragões, é possível apontar que os acontecimentos da Torre da Alegria acontecem pouco tempo depois do saque a Porto Real e fim do cerco de Ponta Tempestade). 

E agora, Dany?

Mas para os leitores dos livros, as coisas ficam mais complicadas

Nos romances, há um personagem chamado Jovem Griff que afirma ser Aegon Targaryen. Não aquele Aegon que é Jon Snow, mas o Aegon filho de Rhaegar e Elia Martell. Isso, no entanto, ainda não foi confirmado até o momento. E é bem possível que Jovem Griff também seja um jovem mentiroso.

É sabido que nos livros, Varys troca o bebê Targaryen por um campones qualquer antes do massacre em Porto Real. Logo, há sim um terceiro Targaryen andando por Westeros na esperança de reconquistar a dinastia de sua família. Como sabemos, Jovem Griff/Aegon Targaryen não existe no seriado. Ele realmente explodiu nas mãos de Gregor Clegane. 

Quando finalmente George R.R. Martin confirmar que Jon Snow é também Aegon Targaryen nos seus últimos dois livros, é bem capaz de vermos um conflito entre Jon e Jovem Griff (caso ele seja mesmo o Aegon sobrevivente) para apoderarem-se do Trono de Ferro, já que os dois tem mais direito hereditário ao reino do que sua tia Daenerys. 

E vocês? O que pensam sobre essas teorias do livro? E no seriado? Será que Daenerys aceitará que Jon Snow é parte de sua família e, pior ainda, é o herdeiro por direito ao Trono de Ferro? Há um potencial dramático muito bom nessa reviravolta finalmente consolidada nesta temporada de Game of Thrones. Agora resta esperar que os showrunners não deixem a peteca cair no ano final da maior criação de suas vidas.

Leia mais sobre Game of Thrones

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Game of Thrones | Vaza possível jogo da franquia produzido pela Bethesda

critica-game-of-thrones-07x07-the-dragon-and-the-wolf

Crítica | Game of Thrones – 07×07: The Dragon and the Wolf