Após dez anos de produção e muita expectativa por partes dos fãs, finalmente chega aos consoles o jogo que promete ser um dos melhores de 2016. Caso você ainda esteja em dúvida se deve ou não jogar a última entrada na franquia mais famosa do gênero de RPGs, cheque nossa lista com os 10 motivos para jogar Final Fantasy 15!

1 – História

historia

Final Fantasy adquiriu boa parte de sua fama devido à sua história. Cada jogo é seu próprio universo com mitologia, criaturas, cidades e personagens diferentes e todos igualmente interessantes. Existem tramas relativamente atuais para sua época de lançamento (o primeiro foi lançado em 1987) e um ambiente político rico. Várias viradas e momentos dramáticos também são marcas registradas, com a jornada do herói sempre presente.

2 – Personagens

personagens

Levando em consideração que você sempre controla um grupo de personagens, Final Fantasy os desenvolve através de suas interações. Sejam comentários feitos durante uma batalha, cutscenes e flashbacks ou até mesmo uma rápida conversa antes de finalizar o dia. Final Fantasy está a todo momento fazendo você se importar com os personagens que você utiliza e suas motivações.

3 – Nome

nome

Final Fantasy é para os games de RPG o que a Apple é para celulares. Mesmo o jogo mais fraco da franquia ainda é um bom jogo, que traz inovação em jogabilidade, gráficos e história. Talvez você nunca tenha jogado um Final Fantasy sequer, mas com certeza já jogou games influenciados pela franquia. A série também recebeu muita influência de Dungeons and Dragons (óbvio) e recebe muita influência do próprio Star Wars, mas foi capaz de criar seu próprio padrão de qualidade que conquista jogadores até hoje.

4 – Jogabilidade

jogabilidade

No início, os jogos da franquia utilizavam um sistema de combate em turnos. Cada personagem possuía uma barra que, quando finalizada, poderia realizar uma ação (ataque, magia, defesa…). Esse sistema vem diretamente dos sistemas de combate para RPGs de mesa, onde cada pessoa jogando tinha a sua vez para realizar a ação. Mesmo não sendo exatamente emocionante, lhe permitia tempo de planejamento e preparo contra um inimigo poderoso. Com o passar dos anos, os combates foram evoluindo, juntamente com as mecânicas do jogo, movimentação, melhoria de níveis e compra de equipamentos. Essas melhorias sempre chegaram no momento certo, mantendo a franquia fresca e sempre atraente para novos jogadores ou antigos jogadores que aproveitam as mudanças. Com os novos sistemas criados para Final Fantasy 15 é mais um tiro na mosca da Square Enix.

5 – Inovação

inovacao

Como já mencionado antes, a indústria de games do gênero de RPG foi influenciada pela franquia de Final Fantasy. E não é por nada. Sempre um passo à frente em gráficos para consoles, a Square Enix também soube se atualizar com histórias mais interessantes, personagens novos carismáticos e combates empolgantes. Algo sempre curioso de ver em cada game, também, é o sistema de magias, habilidades especiais, roupas e mapas. Final Fantasy 15, por exemplo, possui um guia com mais de mil (!!!) páginas para todos os elementos do jogo.

6 – Gráficos

mundo-cidade-grafico

Marca registrada da série é sua capacidade de aproveitar o melhor de cada console. Desde a época do Nintendo, passando pelo Super Nintento, Playstations 1,2,3 e agora o 4, Final Fantasy leva o quesito gráficos para o próximo nível, sem derrubar a máquina. Olhando hoje para os antigos jogos, é difícil compreender o salto gráfico, mas basta comparar com os games da época que você poderá notar a diferença. Final Fantasy 15, lançado para PS4 e Xbox One, não é diferente. Com vastos e belos mundos a serem explorados e criaturas mitológicas cheias de detalhes.

7 – 10 anos em produção

producao-10-anos

Final Fantasy 15 está há incríveis dez anos em produção. Square Enix pode ter cometidos erros com certos jogos sob sua responsabilidade, mas uma franquia que eles tomam muito cuidado é Final Fantasy. Em 2009, quando recebemos Final Fantasy 13, a empresa sofreu certas críticas devido a linearidade do game. Mesmo com gráficos exuberantes e uma história interessante, os fãs sentiram falta do aspecto exploração. Agora, quase dez anos depois com o lançamento de Final Fantasy 15, podemos ficar confortáveis em saber que a empresa deu ouvidos às reclamações, enchendo o jogo com detalhes, quests secundárias, mundos detalhados e abertos e horas e horas de jogo. Outro motivo para o atraso foi correção de bugs e polimento gráfico, para que o produto seja digno do nome Final Fantasy e não requeira diversas atualizações para correções técnicas.

8 – Mundo Vasto mundo-grafico

Exploração é peça chave para os jogos de Final Fantasy. Seja conhecendo novas cidades e sua população, juntamente com estruturas, vielas e casas, ou viajando por florestas e cavernas mágicas, cada espaço e pixel da série é feito com capricho. Você pode se deleitar com as incríveis vistas que o jogo oferece ou buscar itens raros para lhe auxiliar com suas batalhas. Final Fantasy, via de regra exceto FF 13, sempre oferece um bom game para os exploradores de plantão.

9 – O Melhor do RPG

melhor-do-rpg

Personagens carismáticos com dramas pessoais? Confere. Itens raros de grande poder? Confere. Criaturas mágicas para lutar ou ter como aliado? Confere. Um império maligno a ser combatido? Confere. Magia, magia, magia e magia? Confere. Todos os elementos para um grande jogo de RPG sempre estão inseridos na saga de Final Fantasy. Se você busca por um game desse tipo, pode ter certeza que Final Fantasy 15 lhe oferecerá o melhor do gênero.

10 – Para jogar e jogar

jogar-e-jogar

E o item mais importante: Final Fantasy é um jogo pensado para jogar por muito tempo, seja recomeçando do zero ou em exploração contínua. Quests, itens, personagens a conhecer, localizações a serem visitadas e portas a serem destrancadas lhe farão constantemente adentrar o universo do jogo. Dessa forma é um investimento com garantia de retorno; muitas horas serão gastas para descobrir o mundo inteiro com 100% de aproveitamento.

Motivo Bônus: Chocoboschocobo

Chocobos são as criaturas mais comuns do universo de Final Fantasy. Todos os games da franquia apresentam este animal híbrido de um cavalo com pássaro, que ora é usado para cavalgar, ora é mera companhia, mas sempre é um forte aliado dos personagens. Se você é novo à história, impossível não gostar. Se você já é fã de longa data, como perder a oportunidade de ver mais dessa criatura fantástica?