em , ,

AmeiAmei

Quem são as Bene Gesserit de Duna?

 

Habilidades das Bene Gesserit

Elas têm habilidades curiosas, fazendo com que as pessoas frequentemente as considerem bruxas.  

  • Entre essas habilidades está a voz, que são alterações sutis na frequência sonora da fala para controlar cada indivíduo 
  • O Prana-Bindu consiste em controlar o próprio corpo de maneiras impressionantes, como os batimentos do coração, a frequência da respiração, etc. Lady Jessica USA essa habilidade no primeiro livro para sobreviver quando fica soterrada em uma Duna. 
  • Elas têm uma técnica de combate chamada doutrina dos sortilégios em que conseguem se mover em velocidade extraordinária, há poucos guerreiros que podem se igualar a elas em habilidade de combate. 
  •  Elas podem também controlar a fertilidade, escolhendo se vão ficar grávidas ou não e até mesmo o sexo da criança. 
  • Podem detectar a verdade, servindo como detectores de mentiras biológicos, isso acontece devido ao seu treinamento para detectar as nuances de comportamento em cada pessoa, elas podem sentir facilmente a ansiedade e o nervosismo das pessoas ainda melhor que qualquer psicólogo e máquina existentes em nosso mundo. Algumas treinam para essa específica função e são chamadas de proclamadoras da verdade. 
  • Possuem a habilidade de identificar e quebrar quimicamente qualquer substância que estejam consumindo, podendo identificar venenos, dentre outras coisas e suprimi-los. 
  • Tem a capacidade de manter a jovialidade por mais tempo, controlando o metabolismo e podem identificar quando corpos que causam doenças e os destroem instantaneamente.
  • Quando elas passam pelo transe da especiaria, tomando a água da vida, a essência da pura especiaria, expelida por um verme morto afogado e conseguem sobreviver a esse processo alterando as propriedades venenosas do líquido, elas se tornam reverendas madres e despertam a outra memória, podendo acessar memórias de ancestrais e as memórias de qualquer reverenda madre que compartilhe com elas. Essa memória genética, transferida e transferível é considerado como o poder supremo das Bene Gesserit. 

A Hierarquia da Bene Gesserit

Como toda ordem, corporação, ou instituição que seja… há uma hierarquia definida dentro das Bene Gesserit.  

  • Na base há as garotas em treinamento, que são ensinadas desde muito novas as habilidades assombrosas. 

 

  •  Depois há as iniciadas, chamadas de irmãs que já passaram pelo treinamento básico e já podem desempenhar as funções de agentes, concubinas e esposas. 

 

  •  Há as proclamadoras da verdade treinadas para essa função específica e são chamadas para servir como detetoras de mentiras em interrogatórios. 

 

  •  As censoras superioras são designadas como professoras de planetas específicos, treinando as crianças nos métodos Bene Gesserit. 

 

  • As Reverendas Madre são aquelas que já passaram pela agonia da especiaria e agora podem acessar a outra memória, elas respondem diretamente apenas à madre superiora.  
  • As Madre Kwisatz são responsáveis por supervisar o programa de procriação, calculando os genes necessários para levá-las a um passo mais próximas de conseguirem seu kwisatz haderach, aquele que verá onde elas não conseguem, seu objetivo máximo. 

 

  •  Por fim há a Reverenda Madre Superiora que mantém o controle de toda a ordem. Ela só pode ser sucedida após a morte, porém antes desse momento ela compartilha suas memórias com a sucessora escolhida. 

Os objetivos das Bene Gesserit

Basicamente elas querem poder e influência, infiltrando-se cada vez mais na política,com seus braços se extendendo desde o CHOAM (A principal corporação econômica do universo) e dentro das casa do landsraad,  servindo muitas vezes como conselheiras de figuras importantes, até mesmo do próprio imperador do universo conhecido, é importante ressaltar que raramente elas tomam o poder diretamente, preferindo agir nas sombras. Seu objetivo final é obter ainda mais poder através do Kwisatz Haderach. Esse ser que teria uma capacidade superior em relação a qualquer reverenda madre seria um humano do sexo mascuino, com os genes cuidadosamente escolhidos por diversas gerações para desencadear esse poder. 

Para proteção delas e também para assegurar que o plano vá nos conformes,  a ordem planta específicas superstições entre as populações de cada planeta. A lenda do Lisan Al Gaib no planeta Arrakis que viria de um planeta distante, lideraria os fremen para libertá-los e transformar o planeta em um lugar fértil juntamente com sua mãe especial foi obra dessas mulheres para preparar uma possível vinda do Kwisatz Haderach a esse planeta.  

As reverendas madres possuem uma limitação na outra memória, elas não podem ver o lado masculino delas, mas o Kwisaz Haderach poderia e ainda seria capaz de ver  muito mais. Ele poderia acessar até mesmo visões do futuro com uma imensa facilidade. Elas desejam fabricar um verdadeiro messias artificial e querem possuir os meios  para controlá-lo, obtendo um poder sem tamanho para A ordem. 

Nos eventos do primeiro DunaLady Jessica contraria as ordens das Bene Gesserit e dá a luz à um filho homem, Paul Atreides, frustrando  o plano original  que seria  ela conceber uma filha para procriar com o herdeiro da casa Harkonen, que  então seria o Kwisatz Haderach. Mas aconteceu que o próprio Paul se tornou um e elas descobrem que não é tão fácil controlar esse suposto ser supremo como elas pensavam…  

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Daniel Tanan

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Crítica | Tales from the Loop: 1ª Temporada – Mary Shelley Futurista

Rede Cinemark irá Reabrir Cinemas a Partir do dia 1º de julho