Uma das maneiras mais interessantes de integrar todo o time de uma empresa chegou ao mercado em forma de rede social. Sabemos que o ambiente corporativo pode ser um pouco maçante e utilizar métodos de engajamento entre funcionários ajuda a manter a saúde da empresa.

O Yammer, rede social da Microsoft é algo um pouco diferente no mercado de redes sociais. Enquanto algumas estão focadas na vida social das pessoas e outras na vida profissional de forma independente, o Yammer cumpre bem o papel de criar um relacionamento entre colaboradores de uma mesma empresa.

Mas afinal de contas, o que é o Yammer?

Como já foi dito, uma rede social corporativa. Ela trabalha na integração de funcionários por meio de ferramentas que permitem o networking entre eles.

O Yammer não foi inicialmente desenvolvido pela Microsoft, mas desde que foi comprada pela empresa, vem sofrendo atualizações importantes. Nas versões mais novas, o Yammer se integra totalmente com o Office 365 e pode até ser acessado por algum dos offices.

Existem diversas maneiras de acessar o Yammer. Uma delas, como já foi falado, é pelo Office 365, mas também é possível entrar pela própria plataforma do Yammer, baixando o app no site da Microsoft para desktop (Windows e Mac).

O Yammer também disponibiliza sua versão mobile que pode ser baixada nas lojas de aplicativos. Por lá também é possível utilizar as interações, publicar atualizações, participar de chats e muito mais.

Embora todas as versões sejam muito boas, a mais completa é a versão desktop. 

Como começar a usar o Yammer

Para começar a utilizar a rede social, basta criar uma conta pela plataforma. Embora seja muito simples, é preciso ter um e-mail corporativo para participar da rede, uma vez que ela é feita para promover o relacionamento dentro de uma empresa.

A plataforma oferece também ferramentas para estudantes trocarem informações, promovendo assim um melhoramento no sistema de ensino.

Se você é estudante ou possui um e-mail corporativo, pode começar a usar o Yammer. Recomende a rede aos seus colegas para que todos possam usar, só assim valerá a pena utilizar a rede para trocar informações internas, avaliar projetos e muito mais.

E quem não possui e-mail corporativo, pode usar o Yammer?

Infelizmente, ele só está disponível para corporações. A ideia é fazer uma rede segmentada para que ela não perca o seu propósito, fique genérica e desnecessária. Ainda assim, nós temos a solução para quem não tem e-mail corporativo: fazer um.

Para quem não é estudante ou possui e-mail da empresa, a solução é fazer um. Ao contrário de que muita gente pensa, um e-mail corporativo não é tão difícil de ser criado. 

Para começar, é preciso ter um domínio. Contrate um servidor de hospedagem, faça o registro de domínio do endereço da sua empresa e pronto! 

Um bom servidor de hospedagem de sites oferece a opção de criação de contas de e-mail, basta que você verifique ao fazer a contratação do serviço.

Ao fazer a contratação do serviço, é importante que se verifique alguns detalhes com a empresa. Veja se ela oferece o Certificado SSL, uma vez que ela protege os dados dos usuários.

Ter um domínio, além de colaborar para a entrada no Yammer, ainda favorece a imagem a empresa online. 

Ferramentas disponíveis no Yammer – Qual a diferença para as outras redes?

Como rede social, ele permite publicações normais de atualizações. Nelas também é possível reagir, fazer comentários e marcar outras pessoas. Tudo isso já existe nas outras redes, e funciona, então não tem por que o Yammer não oferecer.

Além das funcionalidades normais de uma rede social, como a possibilidade de chats e publicações individuais, o Yammer ainda oferece a possibilidade de criação de grupos que possuem o mesmo domínio de e-mail.

Quando você se cadastra na rede, a página te mostra os grupos de interação disponíveis para o domínio. Assim, é possível compartilhar arquivos em PDF, vídeos, imagens, áudios e também arquivos do Microsoft Office, já que o Yammer promove uma integração completa com o programa.

A diferença se dá exatamente no público. O tipo de audiência do Yammer consiste em profissionais já contratados e estudantes que falam a mesma língua colaborativa em seus grupos. Diferente do LinkedIn, a rede não tem o objetivo de te ajudar a encontrar um emprego e se posicionar no mercado.

Uma rede social que integra os colaboradores remotos

Sabemos que cada vez mais existem funcionários que trabalham de forma remota. O Yammer veio justamente para unir toda a equipe e manter todos em completa sintonia.

Com a possibilidade de compartilhamento de informações e funções especiais para administradores, a plataforma busca fomentar a comunicação entre eles, que podem abrir discussões sobre arquivos e criar uma atmosfera amigável no ambiente de trabalho.

Como o trabalho remoto não contribui para a interação diária entre colaboradores de uma mesma empresa, dar a oportunidade para eles se conhecerem pode favorecer a produtividade de cada um, seja de forma individual ou coletiva.

Conclusão

Em uma conclusão breve, podemos dizer que fazer o teste do Yammer na sua empresa ou universidade pode ser satisfatório. 

Também é recomendado estimular o uso da rede por meio de compartilhamento de arquivos importantes e iniciação de discussão do interesse geral.

Você conhece alguém que utiliza o Yammer e tem uma boa experiência? Topa utilizar a plataforma e saber se ela realmente pode fazer diferença na sua empresa? Deixe um comentário com a sua opinião.