Desde sua primeira aparição em O Incrível Hulk #180 em Outubro de 1974 até seu mais recente lançamento cinemático entrando no circuito brasileiro nesta semana, Wolverine têm sido um personagem popular e muito conhecido. Acabou ganhando mais evidência após entrada na série regular dos X-Men até que a editora Marvel sentiu confiança o suficiente para lançar seu título próprio em 1985.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

Após trinta anos de sucesso e muitas boas histórias, listamos aqui as 5 melhores e mais populares histórias do personagem.

1 – Arma X

Escrita e desenhada por Barry Windsor-Smith, conta a história de Wolverine sendo preso e utilizado para experimentos militares para lhe transformar em uma arma assassina completa. No entanto, a história é contada através de três personagens envolvidos no projeto Arma-X, que acabam perdendo o controle de Logan. Wolverine, por sua vez, passa a caçá-los pelas instalações secretas, matando qualquer pessoa pelo caminho. Esta história seria mais tarde referenciada em X-Men: Apocalypse e é sem dúvida um clássico que qualquer fã do personagem precisa ter em sua prateleira.

2 – Eu, Wolverine

Primeiro volume de histórias lançadas do mutante, em 1982. Com história de Chris Claremont e desenhos de ninguém mais ninguém menos que Frank Miller, que acabou por criar um estilo próprio para o personagem que seria referência para futuras histórias. Neste primeiro arco, acompanhamos Wolverine como um samurai fracassado em busca de redenção no Japão. Este arco seria adaptado em Wolverine: Imortal, um filme que muitos concordam que deixou a desejar. No entanto, o quadrinho garantiu muita popularidade ao personagem na época do lançamento e deixou marcas profundas para Wolverine.

3 – Velho Logan

A história que serviu de inspiração para Logan (2017), foi escrita por Mark Millar com artes de Steve McNiven. Em um futuro distópico onde todos os heróis foram mortos e os vilões comandam os Estados Unidos, Logan se junta ao Gavião Arqueiro em uma viagem por este novo mundo para entregar um pacote. Esta história ganhou certa popularidade com o público, sendo que o Wolverine deste universo paralelo acabou integrando os X-Men após o evento Guerras Secretas de 2015. A história segue um tom de faroeste, com muita violência, ação e aparições de personagens clássicos da Marvel. Apesar de um final um tanto quanto estranho (veja aqui nossa crítica), com certeza vale a leitura em preparação para o filme.

4 – Inimigo do Estado

Em outra história de Mark Millar, dessa vez com desenhos de John Romita Jr., Wolverine se encontra dominado mentalmente pela Hydra e pela organização criminosa A Mão. O objetivo dos grupos terroristas é de infiltrar a SHIELD e roubar planos e invenções de Reed Richards. O grande apelo da história, é claro, é ver o Wolverine enfrentando colegas heróis como Demolidor, Elektra e Kitty Pride e agindo basicamente como um vilão, medindo forças contra seus amigos. Mesmo sendo relativamente recente, lançada em outubro de 2004, Wolverine: Inimigo do Estado achou seu espaço entre os maiores clássicos do personagem.

5 – Origem

Mais um quadrinho recente, lançado em novembro de 2001, com roteiros de Bill Jemas a Paul Jenkins e desenhos de Andy Kubert e Richard Isanove, o arco Origem é o primeiro a mostrar o passado de Wolverine. Em 6 edições somos apresentados a várias características da história de Logan que até então não haviam sido comentadas. Wolverine, desde sua criação, sempre teve muito mistério acerca de sua origem. Arma-X serviu para apresentar certos detalhes, mas esta é a história que traz grandes revelações, como sua infância. Assim como outras histórias aqui mostradas, Origem serviu de inspiração também para o primeiro filme solo de Wolverine. Este é outro clássico que merece seu lugar na prateleira dos fãs do Logan.

 

Comente!