2017 virou um ano de transformações colossais e boas surpresas. Enquanto havia muita fé na compra da AT&T à empresa bilionária Time Warner (entenda isso aqui), parece que as agências reguladoras brasileiras não gostaram muito da ideia. Segundo o jornalista Maurício Lima da Veja, a ANCINE – Agência Nacional do Cinema, publicou parecer contrário à fusão das duas gigantes. Algo que, por desventura, pode ocasionar na saída dos canais HBO, CNN e Cartoon Network do Brasil. 

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Isso ocorre porque empresas de telecomunicações não podem ter mais de 30% de participação total do capital de programadoras com sede no Brasil. O parecer da Ancine aponta que a fusão possa “resultar em efeitos anticompetitivos no segmento de TV por assinatura brasileiro”. 

Grande parte da consequência disso vem da compra da DirectTv em 2015 também pela AT&T que aglomerou milhares de assinantes após a negociação. A revista Exame forneceu detalhes valiosos dessa loucura toda.

Há soluções, mas são improváveis, como o grupo ceder os direitos dos canais para outra empresa aqui no Brasil. Como a burocracia brasileira é enfadonha e lenta, é provável que esse processo dure bastante tempo. O que acham? Ficar sem HBO e Game of Thrones é uma roubada ou não? Nós achamos que esse processo não tirará o canal do ar, mas certamente pode tirar o sono de muito gente.

Comente!