Carros sempre estiveram e sempre estarão não apenas nas produções cinematográficas, mas em tudo que representa a cultura pop como quadrinhos, games, séries. Seja como personagem principal como em Carros, ou para caracterizar um personagem como em Mad Max. Hollywood sempre soube trabalhar esse lado apaixonado que as pessoas nutrem por automóveis, sendo eles luxuosos, esportivos ou sendo apenas uma “lata-velha”. Muitos são os carros icônicos no cinema, alguns com grande destaque outros nem tanto. 

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter e fique por dentro de todas as notícias! «

10. Ferrari (Curtindo a Vida Adoidado, 1986)

Ferrari é um simbolo quando falamos em automóveis. Não apenas por seu luxo, mas pela história que o carro e sua empresa tem. Em Curtindo a Vida Adoidado, a Ferrari dirigida por Ferris Bueller (Matthew Broderic) é um modelo 250 GT Spyder Califórnia ano 1961 e é praticamente um personagem secundário. Durante todo o filme Ferris e seu colega Cameron o conduzem pela cidade. John Hughes, diretor do longa pensou em usar um Porsche 911, mas desistiu da ideia ao ver de perto a beleza da Ferrari. Várias réplicas foram utilizadas durante a produção e a responsável pela produção dessas réplicas foi a empresa Modena Design an Development que tinha como especialidade reproduzir o GT Spyder. A Ferrari original usada em Curtindo a Vida foi leiloada em 2008 pelo valor de 11 milhões de dólares o que daria nos dias de hoje mais de 35 milhões de reais. Já a réplica foi vendida também em leilão por 700 mil dólares.

9. Herbie (Se Meu Fusca Falasse, 1968)

Um dos carros mais famosos do cinema e do mundo é com certeza o Fusca. Produzido pela Disney, o filme teve um certo sucesso, tanto que outros cinco longas foram feitos depois desse, incluindo um remake estrelado por Lindsay Lohan. Muitos brinquedos foram feitos devido a sua popularidade, desde inúmeras miniaturas até um jogo de tabuleiro. Algumas curiosidades sobre o Fusca: ele foi o primeiro carro produzido pela empresa alemã Volkswagen. O número 53 que aparece no capô do carro é uma homenagem ao jogador de baseball Don Drysdale, número é o mesmo que ele usava em seu uniforme. No quarto longa da franquia há uma cena em que o Fusca é jogado na água, em Procurando Dory há uma cena que aparece um Fusca no fundo do água. 

8. Plymouth Fury (Christine, O Carro Assassino, 1983)

Stephen King era bastante popular na época em que o filme começou a ser produzido e por isso mesmo Christine teve sua produção iniciada antes que o livro fosse lançado, algo muito semelhante ao que acontece com as novas temporadas de Game of Thrones. Como o título mostra Christine é o carro tem vida própria e mata a todos que entram em seu caminho, algo que trouxe fama e ar de cult tanto para o longa quanto para o automóvel. Modelo usado é um Plymouth Fury de 1958 e foram feitos apenas 5.300 desse carro.  Para o longa foram usados 13 carros para fazer o papel de Christine. Dirigido pelo mestre do terror John Carpenter, Christine consegue fazer terror com um objeto que dificilmente outro diretor faria tão bem. Há muitas produções de terror envolvendo carros como Rota da Morte A Morte Pede Carona, mas Christine é único por ser um carro com vida própria. A empresa Hot Wheels lançou uma miniatura do carro que foi bastante popular entre os colecionadores. 

7. V8 Interceptor (Mad Max, 1979)

Outro automóvel com muita fama no cinema foi o V8 Interceptor utilizado por Mel Gibson em Mad Max. Modelo usado no filme é um Ford Falcon XB GT 351, ano 1973. Carro da Ford faz parte da família dos “Muscles Cars” que é uma categoria composta na maioria por utilitários com duas portas e motor bastante potente. A maioria usava motor V8 com tração traseira e eram bastante populares em provas de arrancadas. O seu maior objetivo ao ser criado é justamente a velocidade em estradas e por isso mesmo ele é usado por Mad Max no longa. Foi Peter Arcadipane, um ex-funcionário da Ford Austrália que criou o estilo do carro como vemos no filme. O carro original era da cor branca e foi pintado de preto, além de ter os pneus originais trocados. Fabricado com exclusividade na Austrália modelo foi quebrado em Mad Max 2 e foi restaurado ainda nos anos 80 e mais levado para um museu. 

6. Ecto-1 (Os Caça-Fantasmas, 1984)

Quem acompanhou as aventuras dos Caça-Fantasmas na década de 80 com certeza se lembra do automóvel que eles usavam. Chamado carinhosamente de Ectomóvel ou Ecto-1 é na verdade um Cadillac Miller-Meteor Ambulance 1959 e a ideia inicial era de fazer um automóvel voador com vários acessórios embutidos nele. Modelo usado no primeiro filme não teve alterações com base ao original já que ele havia sido comprado por Ray Stantz e teve algumas partes consertadas para uso. Esse automóvel é tão icônico que virou brinquedo produzido pela Hot Wheels e teve produtos lançados pela Lego também. 

5.  Bumblebee (Tranformers, 2007)

Difícil alguém que não tenha assistido ou pelo menos visto imagens de Transformers e não tenha se deparado com o carro amarelo modelo Chevrolet Camaro Concept que é interpretado pelo personagem Bumblebee. Nesse quinto filme que deve estrear na próxima semana o modelo continuará sendo o mesmo dos outros filmes, apenas diferente do que aparece em A Era da Extinção em que o modelo usado era um Camaro SS dos anos 70. Franquia criada por Michael Bay é uma experiência única e impressionante para os amantes de carros, Bumblebee fez tanto sucesso que terá um filme solo produzido. Camaro é um carro clássico da Chevrolet e ao longo dos seus 40 anos já esteve em outras produções culturais como os games de corrida Need For Speed e Gran Turismo, além de ter muitos brinquedos fabricados e miniaturas.

4. Relâmpago McQueen (Carros)

Que Carros é um sucesso isso não há como questionar. Quando foi lançado em 2006 ele era uma aposta da Pixar que deu muito certo, tão certo que teve uma continuação em 2011 e agora nesse ano está para estrear uma terceira produção com o personagem Relâmpago McQueen e sua turma. O design de McQueen é composto por duas marcas muito conhecidas pelos fãs de corridas automobilísticas. São elas: Dodge e Corvette, sendo que do Corvette veio seu corpo e do Dodge veio o aerofólio e as lanternas da parte de trás. Do pneu veio a referência da Goodyear “Lightyear” que também é uma referência do personagem de Toy Story Buzz Lightyear.  Por falar em Toy Story, o número 95 estampado em sua carcaça é por causa do ano de lançamento do longa. Carros foi um sucesso não apenas de público, mas fora das telas. Muitos produtos foram licenciados com o nome da marca e as vendas também foram bastante satisfatórias. 

3. DB5 (007 Contra Goldfinger, 1964)

Chegamos ao nosso top 3 com um clássico não apenas do cinema. Obviamente James Bond não poderia ficar de fora da lista, já que a produção com o agente inglês é bastante conhecida por seus carros luxuosos. O DB5, modelo usado pelo espião é uma criação da empresa britânica Aston Martin muito famosa por seus modelos esportivos. Sua primeira aparição foi em 007 Contra Goldfinger e foi manobrado por nada mais nada menos que Sean Connery. Claro que James Bond já dirigiu muitos carros nos 24 longas existentes, mas o Aston Martin DB5 é um simbolo já que vinha com muitas armas equipadas como metralhadoras, bombas, radar e muito mais. Ele foi adaptado para a produção e modelo foi usado em sete filmes: 007 Contra Goldfinger, 007 Contra a Chantagem Atômica, O Amanhã Nunca Morre, 007 Contra Goldeneye, Cassino Royale, Operação Skyfall e 007 Contra Spectre. Apareceu em alguns games também como 007 Racing, From Russia With Love, Blood Stone e Agent Under Fire, além do clássico 007 Goldeneye

2. DMC DeLorean (De Volta Para o Futuro, 1985)

DeLorean DMC-12 é um dos carros mais queridos do cinema. Foi fabricado entre os anos de 1981 e 1983 pela empresa DeLorean Motor Company e ficou bastante conhecido por ser dirigido em De Volta Para o Futuro pela dupla Marty Mc Fly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd). Nesse tempo 8.000 DeLoreans foram feitos até que sua fabricação fosse cancelada por seu tempo demorado de construção e pelo alto valor de produção. Nolonga eles usam o carro como uma máquina do tempo, que inicialmente seria uma geladeira, mas trocaram o objeto por acharem que as crianças pudessem copiar a ideia. Modelo é conhecido também por seu diferencial, as portas abertas para cima dão uma característica única a ele. Em De Volta Para o Futuro foram usados seis modelos adaptados, além de terem trocado o motor pelo do Porsche que é mais veloz. 

1. Batmóvel (Batman)

Em nosso primeiro lugar não poderia ser outro que não o Batmóvel. Não apenas a versão da foto, mas todas as versões produzidas para o cinema, séries  de TV, desenho, Games e quadrinhos. O Batmóvel é um símbolo das histórias do Batman e em algumas histórias é quase um personagem secundário. A característica e o design do carro mudam de produção para produção. Desde o primeiro modelo de 1939 desenhado por Bob Cane que era baseado em um Cord 1936 passando pela versão de 89 para os filmes de Tim Burton até chegar no Tumbler da trilogia criada por Nolan, sempre houveram mudanças no design, algumas para o bem outras para o mal. A história e o personagem mudavam e o carro acompanhava essa evolução ao longo da tempo. Impossível imaginar as histórias do homem-morcego sem a presença do carro. Batmóvel é tão famosos que são vendidos inúmeros brinquedos para os fãs colecionadores.

Comente!