Para o folclore, a licantropia é uma maldição que quando caída sobre um homem, o faz virar um lobo durante as noites de luas cheias. Já para a psiquiatria, é um distúrbio mental na qual uma pessoa acredita ter virado um animal, seja lobo ou não. Muitos historiadores acreditam que esse distúrbio foi o responsável pelo nascimento do mito do Lobisomem, e convenhamos que realmente faça sentido. Mas, ainda assim, é inegável que as histórias envolvendo os místicos homens que se transformam em lobos, são muito cativantes, principalmente quando são transportadas para as telas do cinema.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Com isso, listamos os 5 melhores filmes sobre Lobisomens, confira:

O LOBISOMEM (1941)

Titulo original: The Wolf Man

Diretor: George Waggner

Na minha crítica, eu disse: “Se eu fosse eleger hoje o melhor filme sobre lobisomens já feitos, eu escolheria este com certeza. Por ser um filme que consegue trabalhar perfeitamente psicológico, drama e horror e também todo o lado mitológico do monstro. E podem acreditar, não será fácil encontrar um filme sobre lobisomens que trate o monstro da maneira como este tratou. Simplesmente perfeito” E continuo dizendo.

UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (1981)

Titulo original: An American Werewolf in London

Diretor: John Landis

Ganhador do Oscar de melhor maquiagem em 1981, o filme conta a história de David Kessler (interpretado por David Naughton), um estudante americano que está a passeio em Londres junto com seu melhor amigo Jack. Porém, em uma noite, os dois são atacados por um feroz animal, Jack acaba morrendo e David é ferido pelo animal. Mais tarde, David começa a receber visitas do espirito de seu falecido amigo, Jack, que o alerta que o animal que o mordeu era um lobisomem, e que agora ele está amaldiçoado a virar a fera em todas as noites de lua cheia.

 

O LOBISOMEM DE LONDRES (1935)

Titulo original: Werewolf of London

Diretor: Stuart Walker

Este é simplesmente um dos primeiro filmes sobre Lobisomens já feitos na historia do cinema. A história do longa gira em torno do botânico Wilfred Glendon (interpretado por Henry Hull) que após viajar ao Tibete à procura de uma rara flor chamada Marifasa Lupina, é atacado e mordido por uma fera misteriosa, mas mesmo assim  consegue encontrar e levar a flor consigo de volta para Londres. Acontece que a fera que o havia mordido era na verdade um lobisomem e agora ele estava amaldiçoado a virar a criatura durante as noites de lua-cheia, a menos que estivesse em contato com a flor que havia coletado, pois ela é o único antidoto existente para a terrível maldição.  

LOBO (1994)

Titulo original: Wolf

Diretor: Mike Nichols

Estrelado por Jack Nicholson, Michelle Pfeiffer, James Spader e Christopher Plummer, o longa traz Nicholson como o editor de livros, Will Randall, que após atropelar um animal e sair do carro para verificar se estava mesmo morto, acaba sendo mordido pela criatura, que na verdade é um lobisomem. Com isso ele passa a se transformar na besta e por conta disso, sua vida pessoal é completamente afetada, chegando a ser quase despedido de seu trabalho, enquanto isso a jovem Laura Alden (Michelle Pfeiffer) se apaixona por ele sem saber da terrível condição em que ele se encontra.

GRITO DE HORROR (1981)

Titulo original: The Howling

Diretor: Joe Dante

Ganhador do prêmio Saturn Award de melhor filme de terror, este filme foi um grande sucesso e acabou rendendo varias sequências. O longa conta com varias referencias aos antigos filmes sobre lobisomens, onde inclusive deram a um dos personagens do filme o nome do diretor de O lobisomem de 1941, George Waggner. Ele é Inspirado num romance de mesmo nome, escrito pelo Gary Brandner, que narra a história de um casal que decidem se internam numa clinica no interior, mas o que eles não sabiam é que os residentes da clinica são amaldiçoados a virarem Lobisomens.

Comente!