No início do mês, a Disney lançou a novelização oficial de Star Wars: Os Últimos Jedi e, como costuma ser o caso dos livros baseados nos filmes da saga, ela traz alguns detalhes deixados de fora do longa-metragem e, com isso, grandes surpresas e revelações estão presentes no livro.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Confiram a lista abaixo com todas as mudanças (via CBM):

O Imperador sabia da existência de Snoke

O livro revela que Palpatine sentia a existência de Snoke, mas decidiu não agir por não ter certeza do que estava sentindo através da Força.

Rey nasceu através da Força

Não, não se trata do mesmo caso de Anakin Skywalker. O livro revela que seus poderes são um resultado da Força cósmica, que adormeceu quando os Sith foram derrotados e acordou quando Luke se exilou e se tornou necessário um novo protetor para a galáxia. Em outras palavras, o universo quis que Rey fosse poderosa.

O que aconteceria se Luke nunca tivesse saído de Tatooine?

No prólogo do livro descobrimos a resposta dessa pergunta. Em um sonho Luke descobre que não teria sido atacado pelo povo da areia, nunca encontrou Obi-Wan Kenobi e não se tornaria um Jedi. Ao invés disso, ele teria casado com sua amiga Camie e assumiria a fazenda de seu tio, vivendo uma vida tranquila e feliz (mesmo sob domínio do Império).

Ao acordar, Luke interpreta o sonho como um sinal de que grandes mudanças estão vindo.

Funeral de Han Solo

Pouco antes da evacuação de D’Qar, Leia prepara um funeral para Solo.

Crítica com spoilers star wars os ultimos jedi

Kylo Ren queria salvar Leia

No livro é revelado que Kylo não apenas hesita em atirar em sua mãe, mas sabe que ela não estava brava com ele e revela que ele teria usado a Força para impedir que os mísseis (disparados pelos outros caças Tie) se tivesse tempo para isso.

referências star wars os últimos jedi

Luke ia queimar a árvore

O livro revela que Luke estava usando as vestes tradicionais da Ordem Jedi pois estava se preparando para queimar a árvore contendo os textos sagrados.

Reencontro de Leia e Chewbacca

Embora tenha ignorado o velho amigo nos filmes, no livro Leia e Chewie dividem um belo momento à bordo da Millennium Falcon, enquanto eles lamentam a morte de Luke Han.

Luke se encontrou com Snoke

Não é revelado muito sobre o que aconteceu durante o encontro dos dois, mas o livro confirma que Luke conheceu Snoke enquanto explorava a galáxia em busca de artefatos Jedi.

Os poderes de Leia

No livro é revelado que Leia utilizava a Força para sentir quantos soldados ainda sobraram na Resistência e como eles estavam se sentindo, mostrando que ela usava constantemente a Força e não somente para se salvar no vácuo do Espaço. Além disso, é revelado que, durante essa cena, ela é exposta a raios cósmicos, o que pode justificar a morte da personagem futuramente.

Crítica com spoilers de Star Wars: Os Últimos Jedi

Rey quase matou Kylo e Hux

Após a luta na sala do trono de Snoke, Rey, Kylo e Hux ficam inconscientes por um tempo e Rey é a primeira acordar. Nesse momento, no livro, ela considera matar os dois líderes da Primeira Ordem, mas decide que esse não é o melhor caminho.

Snoke considera matar Kylo Ren

Caso Kylo tivesse matado Rey, de acordo com o livro, Snoke provavelmente mataria Ren após a derrota da Resistência, já que ele não mais seria útil ao Supremo Líder.

referências star wars os últimos jedi

Luke não queria ser um professor

O livro revela que Luke não queria se tornar um Mestre Jedi. Ele passou anos viajando pela galáxia em busca de artefatos Jedi e somente decidiu iniciar a Academia Jedi ao sentir o poder de seu sobrinho. Pouco sabia que Snoke estava o manipulando para seguir esse caminho, pois ele teve visões de que o treinamento de Ben acabaria em tragédia e que Luke se exilaria, o tirando de seu caminho.

Crítica com spoilers star wars os ultimos jedi

Rose e Paige

No livro, Rose menciona sua irmã, Paige, frequentemente, dando mais contexto para ela na história.

referências star wars os últimos jedi

Como o Império se tornou a Primeira Ordem

O livro revela que o Imperador tinha um plano de esconder recursos do Império nas Regiões Desconhecidas, para que os imperiais remanescentes pudessem utilizá-los na ocasião de sua morte. Assim sendo, o comandante Brendol Hux (pai do General Hux) e a Almirante Rae Sloane utili9izaram tais recursos, até que Snoke assumiu o controle e ajudou os imperiais a sobreviverem. Após isso ocorrer, o pai de Hux começou a juntar um novo grupo de stormtroopers, sequestrando crianças e os forçando a se tornarem obedientes à Primeira Ordem.

Comente!