Um documentário absolutamente universal, principalmente para o público brasileiro. Quantos de nós já não fomos roubados ou furtados em algum momento da vida? O item mais comum de ser levado é o suado smartphone do brasileiro que desde sempre paga preços astronômicos em nome do conforto e entretenimento oferecido pela tecnologia. 

Após ter seu iPhone roubado, o estudante holandês Anthony van der Meer decidiu fazer um documentário sobre o assunto, mas com uma abordagem diferente. Primeiro, instalaria um aplicativo que permite o controle remoto de um celular isca – um HTC Android. Depois, faria que seu telefone fosse furtado, de algum modo.

Por meio do aplicativo Cerberus, Meer conseguiu controlar remotamente o celular roubado, de modo discreto, podendo gravar vídeos, áudios, ligações, ver mensagens de texto, tirar prints e até tirar fotos, além de ter conhecimento sobre o histórico de locais por onde o celular roubado passou. 

O cineasta acompanhou a vida do ladrão por duas semanas entre suas andanças em Amsterdam e sua vida criminosa peculiar. O resultado disso tudo é esse documentário de 22 minutos que nós recomendamos muito! Detalhe, há legendas em português brasileiro. 

Veja: