em ,

Governo paga para que habitantes de Tóquio se mudem de cidade

Tóquio é uma das cidades mais povoadas do mundo com uma população de 36 milhões de habitantes. Esse montante de pessoas na capital japonesa vem se tornando um problema. Cerca de um terço do país vive em Tóquio e por isso muitas cidades do interior vivem uma baixa derrocada demográfica e isso acarreta com que muitas propriedades sejam vendidas por valores baixos.

O Governo parece ter encontrado uma solução para essa adversidade: vai usar dinheiro para incentivar com que moradores da capital voltem para cidades do interior. O valor gira em torno de três milhões de ienes (moeda japonesa) o que daria, convertido para o real, um valor de R$ 8.400 por mês. O dinheiro seria dado para aqueles que manifestassem o interesse em se mudar da capital. A grande questão nisso tudo é conseguir a atenção das pessoas para se mudarem de Tóquio, já que lá se encontra uma grande variedade cultural, além de ter muitas oportunidades de trabalho. 

A capital japonesa vive o que chamam os especialistas de um paradoxo, isso porque a população do país não cresce em relação a de outros países e sim o que não para de crescer é a capital Tóquio (22 anos seguidos). O Japão tem uma das mais baixas taxas de natalidade do planeta em consequência a mais alta taxa de envelhecimento.

O governo trabalha há algum tempo para tentar revitalizar as cidades do interior do país que se esvaziaram com a ida da população para Tóquio, principalmente as regiões rurais, que sofreram bastante com esse êxodo. Para garantir atrativos para futuros moradores há cidades que vão em busca de um nicho de negócio e assim tentar crescer para atrair dinheiro. Um exemplo é Niseko que investe em turismo, mas há cidades que investem em tecnologia e em outros tipos de mercados. Há uma vantagem para quem quiser se mudar de Tóquio e ir para as cidades menores que é a questão da alta qualidade de vida e valores mais baratos em relação aos da capital.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Patinadora russa tira onda com quedas de Neymar “Em toda minha carreira caí menos que o Neymar em 90 minutos”

Teaser do trailer de Godzilla é mostrado na Comic Con de Tóquio