em

John Lasseter é acusado por diversas ex-funcionárias da Pixar de comportamentos inapropriados

O diretor criativo da Disney/Pixar e diretor de filmes como Toy Story e Carros, John Lasseter, pediu afastamento ontem após acusações de assédio sexual e comportamentos inapropriados nas colegas de trabalho. Hoje, a Variety publicou uma matéria que dá mais detalhes sobre o comportamento de Lasseter.

De acordo com funcionárias e ex-funcionárias da empresa, o comportamento de Lasseter era conhecido ao redor da empresa, com o diretor tendo a reputação de abraçar as funcionárias mais jovens e até beijá-las na boca. Outros relatos mostram que Lasseter tocava em algumas mulheres da empresa de forma inapropriada.

As funcionárias não quiseram ser identificadas, mas disseram que o ambiente no estúdio podia ser considerado “sexista e misógino”, com muitas sendo avisadas de manterem distância do co-fundador e que havia um “grande culto sobre John” dentro da empresa. Muitos colegas acobertavam a situação e apenas davam risadas quando Lasseter abordava de tal maneira as funcionárias, “Ele podia fazer comentários desconfortáveis, vergonhosos ou embaraçosos. E todo mundo apenas dizia “Oh ha ha, isso é apenas o nosso John”.

“Havia um costume lá — esse costume era toque, e ser tocada pela pessoa que estava sempre no comando”, disse uma ex-funcionária da Pixar. “Era algo pessoal e intimidador e provavelmente não apropriado”. Uma outra ex-funcionária se sentia intimidada e sem escolha quando não podia participar de reuniões por não poder chegar perto de Lasseter sem que ele a tocasse.

A reputação da Pixar ser um “clube de garotos” – com a maioria dos funcionários e pessoas com os maiores cargos sendo todas do sexo masculino – eventualmente foi mudando ao longo dos anos, com mulheres ganhando cargos melhores e pessoas não relatando mais nenhuma forma de assédio sexual na empresa. Porém, Lasseter era ainda conhecido por comparecer em festas e se comportar de forma inapropriada.

Lasseter pediu desculpas por seu comportamento e disse que ficará 6 meses fora da companhia. A Disney ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O que você achou desta publicação?

Redação Bastidores

Publicado por Redação Bastidores

Perfil oficial da redação do site.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | Os Melhores Quadrinhos do Justiceiro

Lista | As 10 melhores cenas do DCEU