em

Lista | Os 10 Melhores Personagens da franquia Planeta dos Macacos

Desde 1968, os filmes Planeta dos Macacos conquistam os corações de fãs da ficção científica ao redor do mundo. Contando com nove filmes ao longo de quase cinquenta anos de existência, diversos personagens marcaram presença. Alguns ficaram inesquecíveis entrando no rol de personagens memoráveis da sétima arte por completo. Aqui, separamos os nossos dez favoritos. Confira!

10. Dr. Will Rodman | James Franco

Planeta dos Macacos: A Origem

Quem poderia prever que James Franco seria tão importante no cânone de Planeta dos Macacos? No primeiro filme da nova fase da franquia, o ator dá vida ao cientista Will Rodman, obcecado em descobrir a cura para a doença de Alzheimer e livrar seu pai de todo o sofrimento. Sendo o “pai” de César, Will é um dos personagens mais determinados e inteligentes do filme, além de provocar grande empatia e admiração graças a sua forte conexão com o símio.

9. O Coronel | Woody Harrelson

Planeta dos Macacos: A Guerra

O grande antagonista de Guerra já entra no rol de grandes personagens que a franquia já viu. Seu senso de maldade transita em um área cinzenta repleta de justificativas. Com presença pontual no filme, Woody Harrelson consegue criar uma presença avassaladora para o personagem que passa longe de ser simplório como muitos outros vilões de franquias consagradas. A problemática do passado de Coronel deixa a situação desconfortável até mesmo para César no conflito final.

8. Bad Ape | Steve Zahn

Planeta dos Macacos: A Guerra

Steve Zahn estava inspiradíssimo ao construir o fantástico alívio cômico de Planeta dos Macacos: A Guerra. Com piadas simples e timing impecável, o inocente macaco carismático rapidamente conquista a afeição do espectador. Destaque sempre para os modelitos das vestes que usa para se proteger do frio. Mesmo podendo funcionar apenas como uma ótima piada, Bad Ape também tem seus conflitos e participação ativa na resolução da história do filme.

7. Maurice | Karin Konov

Planeta dos Macacos: A Origem/O Confronto/A Guerra

Maurice é o grande conselheiro e bussúla moral de César. O orangotango de olhares sábios está presente desde o primeiro filme oferecendo sua proteção e amizade para o protagonista da nova trilogia. Em Guerra, mais camadas do personagem são aproveitadas, deixando sua figura um pouco mais complexa.

6. George Taylor | Charlton Heston

O Planeta dos Macacos

George é o humano detestável e egoísta que representa nossa raça no’Planeta dos Macacos original de 1968. Com o niilismo à flor da pele, o personagem faz de tudo para sobreviver ao mundo repleto de macacos. Em uma das melhores atuações da carreira de Charlton Heston, o ator entrega um grande personagem que transparece bem o problema de empatia e diálogo que tanto marca nossa existência.

5. Zira | Kim Hunter

O Planeta dos Macacos/De Volta ao Planeta dos Macacos/Fuga do Planeta dos Macacos

Apesar do fim trágico que os roteiristas destinaram para o casal Zira e Cornelius, a personagem cientista veterinária cativa os fãs. Kim Hunter transmite doçura e ingenuidade na personagem que sempre está disposta a se arriscar para fazer o que acha correto.

4. Dr. Zaius | Maurice Evans

O Planeta dos Macacos/De Volta ao Planeta dos Macacos

O ministro da Ciência e da Religião é o antagonista preferido dos fãs de Planeta dos Macacos. Mesmo participando ativamente de apenas dois filmes (sendo um deles bastante ruim e insano), o doutor orangotango consegue provocar nossa ira pelos entraves burocráticos que coloca na jornada dos heróis. A atuação de Maurice Evans também consegue transmitir um senso que passa longe da maldade personificada, mais para algo voltado no instinto de sobrevivência e preservação da sociedade símia.

3. Koba | Toby Kebbell

Planeta dos Macacos: A Origem/O Confronto

O insano oponente de César é o vilão mais ardiloso e genocida da franquia até agora. Conseguindo tramar planos verdadeiramente engenhosos e extremamente cruéis, Koba se torna um grande estrategista que parte para a ação. O personagem provoca o caos e desestabiliza a ordem de duas sociedades ao mesmo tempo, além de ter uma aparência realmente medonha. Apesar de ser muito racional, Koba é um ser psicótico e assustador. Basta lembrar de suas cenas em Origem que já é o suficiente para te provocar arrepios.

2. Cornelius | Roddy McDowell

O Planeta dos Macacos/De Volta ao Planeta dos Macacos/Fuga do Planeta dos Macacos

O marido de Zira, interpretado pelo grande Roddy McDowell, é outro favorito de muita gente. Pesando melhor as consequencias das ações arriscadas de Zira, COrnelius é o contrapeso perfeito para a balança moral que norteia o casal de chimpanzés. Profundamente fascinado pela misteriosa condição humana, Cornelius dedica seus dias para a arqueologia de artefatos há muito tempo esquecidos. Assim como Zira, seu destino é extremamente trágico destoando completamente do espírito bondoso e simpático do casal.

1. César | Andy Serkis

O Planeta dos Macacos/De Volta ao Planeta dos Macacos/Fuga do Planeta dos Macacos

Aqui falamos obviamente do César da nova trilogia. O personagem é excepcional. Não somente pela magnífica atuação de Andy Serkis muito consistente ao longo dos três filmes, mas pela alta qualidade da escrita. A cada nova aventura, César precisa superar desafios que sempre o colocam na beirada da sua moral e ética. O personagem é extremamente rico, assim como é sua relação com os humanos, conhecendo o melhor e o pior lado da humanidade desde pequeno. Com a consciência de um líder e intelecto aguçado, vemos o protagonista se direcionar cada vez mais para aspectos humanizados. E isso inclui também todos os defeitos emocionais que carregamos. Simplesmente impossível tirar a coroa desse estupendo protagonista.

E para você? Qual é o seu favorito?

Leia mais sobre Planeta dos Macacos

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Leave a Reply
  1. Boa lista. Acrescentaria ainda o Armando como menção honrosa. Ele é muito adorável e carismático, o Ricardo Montalbán mais uma vez brilha

  2. Boa lista. Acrescentaria ainda o Armando como menção honrosa. Ele é muito adorável e carismático, o Ricardo Montalbán mais uma vez brilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | As 5 melhores pipocas de cinema em São Paulo