Se lembram daqueles anos à fio onde a internet reclamava (ou zombava) do fato de que um ator como Leonardo DiCaprio nunca havia sido premiado com a estatueta dourada após tanto tempo provando seu talento à cada novo filme? Bons tempos. Algo que apenas durou até a estatueta dourada finalmente vir a ele pelo O Regresso. Mas e aqueles que, assim como era DiCaprio, nunca receberam tal honraria?

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Alguns dos melhores atores ainda vivos ou das antigas que nunca receberam a honraria de receber um Oscar, não importasse as vezes que fossem indicados. E aqui vai essa lista homenageando esses grandes esnobados da estatueta dourada, que nunca foi capaz de reconhecer o imenso talento desses grandes nomes.

Jake Gyllenhaal

Alguém que dispensa comentários e cujo trabalho só vem lhe trazido elogios à fio por anos e se provado como um dos melhores atores da atualidade com uma lista de papéis memoráveis que vão desde O Suspeito, O Abutre, Zodíaco, O Homem Duplicado, entre muitos outros. E pensar que ele fora apenas indicado por seu papel em O Segredo de Brokeback Mountain é uma triste realidade.

Matt Damon

Outro caso onde temos um talentoso indivíduo como Matt Damon que já foi galardoado com uma estatueta ao lado de Ben Affleck pelo roteiro da dupla em Gênio Indomável, mas infelizmente nunca por suas atuações que já haviam sido indicadas pelo próprio Gênio Indomável junto de Perdido em Marte e Invictus.

Viggo Mortensen

Um dos grandes talentos vivos dessa geração e que já se comprovou de novo e de novo o seu grande nível como ator versátil e devoto. O bastante para ele já ter sido indicado à estatueta dourada três vezes com o recente Green Book: O Guia, Senhores do Crime e Capitão Fantástico. Mas não o bastante para reconhecer outras de suas grandes e até melhores performances como em Marcas da Violência; Um Método Perigoso e A Estrada.

Ed Harris

Outro exemplo de uma lenda viva cuja suas merecidas quatro indicações a estatueta dourada por Pollock, Apollo 13, O Show de Truman: O Show da Vida e As Horas não foram o suficiente para provar seu merecimento de uma delas, muito menos sua ótima e valorosa carreira.

Annette Bening

Infelizmente um nome pouco presente no boca a boca do público em geral, Annette Bening é sem dúvidas uma veterana cujo talento nunca se extinguiu até hoje ainda entregando valorosas performances. Felizmente isso bastou para a atriz ter sido indicada a estatueta dourada por Os Imorais, Adorável Júlia, Beleza Americana e Minhas Mães e Meu Pai. Mas pelo visto não merecedora o bastante segundo os votantes da academia.

Woody Harrelson

Talvez o ator mais eclético trabalhando atualmente, Woody Harrelson já teve sua boa dose de indicações no Oscar com seus excelentes trabalhos em O Povo Contra Larry Flint, O Mensageiro e Três Anúncios para um Crime. Mas excuso dizer que esses talvez não estejam nem perto de representar todo o potencial do ator.

Brad Pitt

Apesar dele (finalmente) ter conseguido a estatueta dourada como produtor em 12 Anos de Escravidão, é impensável pensar de que uma das maiores estrelas de Hollywood nunca ganhou um Oscar pela sua principal profissão como ator. Mesmo tendo sido apenas indicado três vezes por O Homem Que Mudou o Jogo, O Curioso Caso de Benjamin Button e Os 12 Macacos. Mas com outros de seus grandes papéis como Kalifornia: Uma Viagem ao Inferno, Clube da Luta e Queime Depois de Ler nunca bem reconhecidos.

Johnny Depp

Johnny Depp

Amem ou odeiem, Johnny Depp por muito tempo conseguiu se provar como um ator de talento e de personalidade camaleão nos variados tipos de personagem que personificara, não o bastante para ser um queridinho nem de críticos ou público, mas pelo menos o bastante para ter recebido algumas indicações por Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, Em Busca da Terra do Nunca, e Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet; mas não o suficiente para ganhar um.

Ethan Hawke

Outro dos maiores talentos trabalhando hoje, e cujo imenso talento parece nunca ter agradado tanto a academia para lhe reconhecer com um merecido troféu, mas pelo menos conseguiu ser indicado em Dia de Treinamento e por Boyhood. Resta torcer que a hora de vermos um Ethan Hawke premiado ainda está para chegar.

Tom Cruise

Nem correndo sem parar hoje em dia como uma das maiores estrelas de ação da atualidade, ou sempre se provando único e inovador a cara gênero que pisava em seu início de carreira, nada é o bastante para provar o valor de Tom Cruise frente à academia, tendo sido apenas indicado três vezes por seus inquestionavelmente excelentes trabalhos em Nascido em 4 de Julho, Magnólia e Jerry Maguire. Mas se outros de seus ótimos papéis como em Rain Man, Questão de Honra e Colateral, entre outros, não são o bastante para provar o imenso talento de Cruise, nada será.

Samuel L. Jackson

Impensável imaginar como uma lenda viva como Samuel L. Jackson cujo currículo já passa dos 125 filmes, nunca teve o valor reconhecido no Oscar além de sua única (e merecida) indicação por Pulp Fiction, enquanto ignoram outras excelentes performances de sua vasta carreira que mais valia citar sua filmografia inteira aqui. Pois se Ezequiel 25:17 não foi o bastante para convencer a academia, então seus extraordinários papéis em Febre da Selva, Os Oito Odiados e Entre o Céu e o Inferno não serão o bastante.

Glenn Close

Isso sim é uma veterana simplesmente soberba e cujo imenso talento parece nunca ter correspondido às aptidões da academia para premiar-la devidamente. Ao menos o bastante para ela já ter sido indicada não menos do que sete vezes em filmes como O  Mundo Segundo Garp, O Reencontro, Um Homem Fora de Série, Atração Fatal, Ligações Perigosas, Albert Nobbs e seu recente A Esposa. Mas constantemente esnobada em todos eles até hoje e de forma incrivelmente desrespeitosa.

Willem Dafoe

Simplesmente um dos melhores atores de trabalho brilhante e decorrente desde à já três décadas, e apesar de ser reconhecido assim pela crítica e público, o reconhecimento com a estatueta dourada nunca veio, apesar de já ter sido indicada por ela em Platoon, A Sombra do Vampiro e recentemente pelas suas excelentes performances em Projeto Flórida e No Portal da Eternidad. Isso sem mencionar outras de suas icônicas performances que nunca foram melhor reconhecidas como Viver e Morrer em Los Angeles, A Última Tentação de Cristo, Coração Selvagem, entre outros.

Gena Rowlands

Simplesmente uma das maiores atrizes de todos os tempos e que foi responsável por algumas das performances mais estupendas na sua incrível parceria com o marido diretor John Cassavetes, mas nunca recebendo o devido valor por muito tempo. E que apenas lhe bastaram com duas (merecidíssimas) indicações ao longo da carreira em Glória e Uma Mulher Sob Influência, mas que passam longe de fazer jus à uma carreira brilhante.

Peter O’Toole

É até um crime em pensar que um veterano de ouro como Peter O’Toole nunca em vida chegou a receber um reconhecimento da academia na forma de uma estatueta de ouro, mesmo tendo sido indicado à ela oito vezes com Lawrence da Arábia, Becket, O Favorito do Rei, O Leão no Inverno, Adeus, Mr. Chips, A Classe Governante, O Substituto, Um Cara Muito Baratinado, e Venus. Fazendo a infame história como sendo o ator mais indicado ao Oscar e nunca o ter ganho, desmerecidamente.

Acha que esquecemos algum esnobado do Oscar?

Comente!