Um blog e um canal de vídeos, eis aí duas ferramentas para quem quer encontrar maneiras de como ganhar dinheiro na internet. Tanto o blog quanto o vídeo são interativos e aptos a abordarem qualquer tipo de assunto.

» Siga o Bastidores no Facebook , Instagram e no Twitter para saber todas as notícias sobre cinema «

Mas é aí que mora problema: qual assunto tratar? Com qual público você vai falar? Vale lembrar que um dos mandamentos para quem quer investir em algum projeto na web é segmentar a sua audiência.

Na falta de público e de assunto, que tal se comunicar com aquela galera que hoje em dia praticamente se tornou o símbolo da geração pós-modem ADSL? Pois é, o público geek pode ser o principal consumidor de informações dos seus canais na internet.

Mas afinal, quem são os geeks? Onde estão? Como sobrevivem? O geeks, em uma definição bem sucinta, são pessoas que apreciam e consomem tudo o que está relacionado com tecnologia e a cultura pop.

Sendo assim, o caldeirão de assuntos no universo geek envolve alguns temas como games, dispositivos eletrônicos, filmes, histórias em quadrinhos, literatura, música e TV.

Compreendendo e segmentando o universo geek

Geeks podem ser homens e mulheres das mais variadas faixas etárias. O que une essa turma é o apreço por novidades tecnológicas e entretenimento.

Falando assim ainda parece algo complicado, afinal, tecnologia e entretenimento são temas muito abrangentes. A tecnologia pode envolver desde notícias sobre o smartphone do momento até assuntos complexos a respeito de programação.

O mesmo vale para a cultura pop, que pode tratar desde o mais recente filme dos Vingadores, passando pelos jogos do Sonic e chegando até mesmo a um desconhecido livro publicado há anos pelo escritor Charles Dickens.

Por isso, como é difícil se aprofundar em todas as camadas do universo geek, o ideal é manter o foco em apenas determinados aspectos básicos. Sendo assim, a alternativa é ter um blog para falar apenas sobre filmes, ou games, ou tutoriais sobre tecnologia.

Enfim, opções não faltam, basta você apontar o holofote apenas para um ou poucos segmentos, pesquisar a fundo sobre eles e assim conquistar a sua audiência.

Blog e Vídeos – As ferramentas para se comunicar com os geeks

Os blogs praticamente nasceram junto com a cultura geek, por isso eles ainda atuam como uma eficiente ferramenta para se comunicar com esse público. Além disso, eles contam com fácil atualização, são interativos e multimídia.

Se você ainda não tem o seu, veja esse tutorial: https://www.weblink.com.br/blog/como-criar-um-blog

Vídeos, por sua vez, são atualmente muito utilizados. Os motivos são vários: a ascensão da tecnologia mobile, a interatividade e a união entre imagem e som são alguns deles.

Na hora de criar o seu blog, escolha uma plataforma adequada para isso. O WordPress é a mais recomendada por causa dos seus plugins e templates diversificados.

Logo abaixo vamos salientar algumas dicas de como abordar os geeks corretamente.

Domínio personalizado

O registro de domínio traz mais exclusividade e profissionalismo para o seu projeto, pois é um requisito para que qualquer projeto online tenha credibilidade e vida longa.

Registrar um domínio é fácil, rápido e barato. Lembre-se também de escolher um nome de domínio marcante e ao mesmo tempo simples.

Uma dica é escolher um nome de domínio que tenha relação com algum fato do universo geek ou que abrange algum segmento como  tecnologias, personagens ou até mesmo um seriado ou game.

Parcerias

A presença de links internos em outros blogs conduzindo para o seu serve para aumentar a relevância do seu conteúdo, facilitando até mesmo para beneficiar as técnicas de SEO.

Parcerias entre produtores de vídeos também são uma maneira interessante para divulgação. Repare nesse fenômeno dos Youtubers, em que em algumas oportunidades eles recomendam outros produtores que abordam o mesmo tema.

Outro aspecto interessante (e até lucrativo) é efetuar resenhas de determinados assuntos da esfera geek por meio de parcerias com empresas.

Plataforma WordPress

É fundamental que o seu blog tenha recursos para criar postagens interessantes para esse público tão exigente. Nesse caso a plataforma WordPress é a padroeira dos blogueiros.

O WordPress conta com plugins e templates que melhoram muito a experiência do leitor, além de ser fácil de customizar e configurar.

Por essa razão, pense em utilizar uma hospedagem WordPress, que é destinada para atender todos os recursos que essa plataforma apresenta. Entre eles estão maior velocidade e plugins de cachê pré-instalados.

Redes sociais

Todos os tipos de públicos habitam o imenso território que são as redes sociais. Seja no Twitter, Facebook ou Instagram, os geeks também estão lá.

Por isso melhore a sua presença online utilizando de maneira correta as redes sociais. No caso do Facebook, por exemplo, você pode criar uma Fanpage para o seu blog ou canal de vídeo.

Conclusão

Ganhar dinheiro na internet não é uma tarefa impossível. Se você manter o foco em seus objetivos e construir uma boa base de leitores, o que antes era um hobby pode se tornar uma atividade lucrativa.

E já que no meio de tantos assuntos tudo parece já ter sido dito, dê uma chance para os geeks, se aprofunde no universo deles e veja como eles podem ser um público bem interativo e, principalmente, lucrativo.

Comente!