em

Lista | Ranking dos filmes de David Lynch

Depois de um especial longo, mas prazeroso, é chegada a hora de se rankear todos os longas criados por esse amado, louco, insano e brilhante cineasta! Defini-los em poucas palavras é de extrema dificuldade, mas deixo com vocês os nomes das obras e o intuito de conhecê-las de perto. Asseguro que cada uma será uma experiência única!

Confiram:

10. Duna (1984)

O desfortúnio de David Lynch em uma adaptação que ele tanto sonhava em realizar. Porém, ainda há bons resquícios qualidade a serem encontrados no meio da bagunça.

9. Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992)

Vaiado por críticos na época de seu lançamento, este filme consegue ser um aprimoramento magnífico da série original criada por Lynch e Mark Frost! Aqui, o diretor já oferece vislumbres da linguagem surrealista que estava prestes a solidificar em sua carreira!

8. História Real (1999)

Uma pequena e diferente pérola que podemos encontrar no meio da filmografia de Lynch. O longa é um exemplo perfeito do alto nível dramático e emocional que o diretor consegue construir dentro de uma história, além de ser um dos filmes mais doces e puros que você pode assistir na vida!

7. Coração Selvagem (1990)

Menos surrealista do que outras obras de Lynch, Coração Selvagem, talvez, seja o seu filme mais divertido e belo. Nunca perdendo o seu lado bizarro e também macabro, Lynch ainda entrega um road movie com estranhas inspirações em O Mágico de Oz, abrindo espaço até mesmo para um belíssimo e emocionante romance entre os estupendos Laura Dern e Nicolas Cage. É impossível não abrir um sorriso no final!

Crítica | O Homem Elefante

6. O Homem Elefante (1980)

Outro filme que pode ser considerado uma obra distinta do estilo característico de Lynch, O Homem Elefante consegue ser uma verdadeira aula de cinema. A construção narrativa, o intenso, trágico e forte drama, as atuações inesquecíveis e uma direção nada menos do que perfeita: tudo isso é apenas David Lynch mostrando o seu imenso talento em um filme memorável!

5. Eraserhead (1977)

Para muitos, Eraserhead é uma mera obra experimental e iniciante do diretor, no entanto, já era um ninho de elementos fantásticos que viriam a serem trabalhados e aprimorados nas obras futuras. 

4. Estrada Perdida (1997)

O inicio de todo o estilo surrealista que marcaria a carreira de Lynch até os dias de hoje, Estrada Perdida é um filme que se recusa a seguir moldes de lógica e constrói seu mistério com toques Noir e elementos do bizarro, terror e erótico, sem medo algum de ser altamente perturbador! Ah, e, possivelmente, tem a melhor trilha sonora que você ouvirá em um filme de David Lynch!

3. Império dos Sonhos (2006)

O título já indica que Império Dos Sonhos não é um primo distante de outro filme do diretor, o longa Cidade Dos Sonhos, mas as semelhanças não param por aí. Se Lynch explorou o mundo dos sonhos perdidos no mundo dos famosos na obra de 2001, nesta obra de 2006, ele, de forma perturbadora, desmembra os estilhaços de sonhos que podemos encontrar na arte não realizada e na frustração artística.

Crítica | Veludo Azul

2. Veludo Azul (1986)

Talvez, seja a obra síntese de Lynch. No filme, a deturpação da inocência é engolida pelo mal da sociedade, que está incorporada na performance antológica de Dennis Hopper, naquele que é um dos maiores vilões do cinema. Uma história carregada de profundas emoções. 

1. Cidade dos Sonhos (2001)

O mundo dos sonhos ganhando vida, e, com eles, seus pesadelos mais assustadores, as mais profundas dores, mas também seus mais profundos desejos e emoções, tudo tomando forma em uma obra sem aparente lógica, mas que clama por ser sentida e não assistida. Um mistério com bizarros toques de humor e costurado em um profundo drama? Com certeza. É, sem sombra de dúvida, a maior obra que David Lynch viria a fazer até hoje!

Não achou a ordem correta? Comentem o que acham de cada filme e digam quais são os seus rankings pessoais. Com esse diretor, qualquer ordem é válida!

O que você achou desta publicação?

Publicado por Raphael Klopper

Estudante de Jornalismo e amante de filmes desde o berço, que evoluiu ao longo dos anos para ser também um possível nerd amante de quadrinhos, games, livros, de todos os gêneros e tipos possíveis. E devido a isso, não tem um gosto particular, apenas busca apreciar todas as grandes qualidades que as obras que tanto admira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lista | Os 10 Melhores Filmes da Blumhouse

Han Solo | Diretor Ron Howard assume a direção do filme