em ,

Lista | Curiosidades sobre os Bastidores de Batman: O Cavaleiro das Trevas

bastidores batman cavaleiro trevas

O ápice da trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan completou dez anos recentemente. Até hoje, o consenso geral é que não existe filme da DC que tenha superado a qualidade de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Nolan conseguiu unir uma história de detetive de primeira alinhada com as mensagens caóticas do arqui-inimigo do herói, Coringa.

Aliás, por si só, Coringa já vale pelo filme inteiro. Escrito de modo sublime e atuado com muita vontade por Heath Ledger, o personagem conquistou um salto de popularidade que até hoje a Warner sofre em conseguir honrar o legado que foi apresentado nesse filme. Sendo uma grande história até hoje e um filme que conseguiu driblar todos os efeitos do tempo até agora, separamos algumas curiosidades dos bastidores desse grande filme.

Heath Ledger dirigiu os vídeos caseiros de Coringa

Em um momento específico do filme, Coringa manda vídeos para a imprensa anunciando que todo dia pessoas vão morrer em Gotham até que Batman revele sua verdadeira identidade. O primeiro deles, o mais perturbador deles, foi totalmente dirigido e gravado por Ledger. O ator captura um dos Batmans falsos e o interroga com um misto de violência psicológica e provocações físicas. O efeito “caseiro” concretizado pela direção do vídeo oferece uma impressão bastante realista de desesperança completa.

Jack Nicholson queria voltar a viver Coringa

Mesmo já fora da linha etária que Christopher Nolan desejava para sua versão do Coringa, Jack Nicholson queria participar do filme e ficou bastante chateado por não ter sido convidado, dizendo que sabia interpretar o personagem com perfeição. Por isso, se quiser chatear o ator, basta entregar uma foto de Ledger caracterizado como o personagem e pedir um autógrafo para Nicholson.

Heath Ledger dizia que estava se divertindo com o personagem

Apesar de muitos acreditarem até hoje que o papel de Coringa foi o responsável por levar Heath Ledger para um estado de desequilíbrio psicológico a ponto de tomar diversos antidepressivos e morrer de overdose, constantemente o ator oferecia entrevistas e revelava que estava adorando viver o personagem por ser totalmente caótico e descontrolado.

Christian Bale machucou Heath Ledger durante a filmagem de uma cena

É até mesmo fácil de identificar em qual cena que isso acontece durante o filme. Quando Batman interroga Coringa e descobre que está totalmente preso na teia do plano do vilão, vemos o herói se descontrolar e começar a socá-lo constantemente. Em uma das partes na qual Ledger e jogado ao chão e nas paredes, fazendo partes do cenário serem destruídas, ele se machucou e começou a rir descontroladamente, dando o sinal para Bale continuar atuando. É um comprometimento bastante raro em atores hoje em dia, o que ainda deixa essa interpretação mais lendária do que já é.

O Filme mais lucrativo da franquia Batman

No mundo, Batman: O Cavaleiro das Trevas conquistou a almejada marca do bilhão que tão poucas obras conquistam. Só na bilheteria doméstica, ou seja, dos EUA, o filme conquistou quase 535 milhões dólares com ingressos vendidos.

Filme de Fritz Lang influenciou concepção do Coringa

Quando Jonathan Nolan começou a escrever o roteiro do filme, Christopher Nolan pediu que ele atentasse às características de Dr. Mabuse em O Testamento de Dr. Mabuse, já totalmente insano depois de ser internado em um hospício. Nolan sempre quis que seu Coringa fosse mais centrado na realidade do que o visto nos quadrinhos.

Primeira campanha de marketing viral da história

Ao contrário de hoje, há dez anos não era muito comum apostar pesado em campanhas virais que poderiam confundir o público desejado. Ainda assim, a Warner fez tudo certo com o marketing de Batman: O Cavaleiro das Trevas. Panfletos de Harvey Dent em sua campanha política foram distribuídos, sites sobre notícias de Gotham foram criados, notas de dólares rasuradas pelo Coringa. Tudo isso foi feito para aumentar a expectativa para o filme. Aparentemente, tudo deu muito certo, incluindo a jogada com a frase icônica Why so serious?

Fogo Contra Fogo inspirou a primeira sequência do filme

Um dos filmes mais populares de Michael Mann é justamente Fogo Contra Fogo, um thriller de assalto a banco com duração que beira as três horas. Sendo um dos maiores fãs do filme, Nolan aproveitou a cena do assalto mais icônico do filme e adaptou para criar a abertura impactante do filme que apresenta o Coringa para o público.

O Primeiro Filme pensado em IMAX

Christopher sempre foi um entusiasta da tecnologia IMAX, tanto que praticamente todos os seus filmes depois de O Cavaleiro das Trevas contam com cenas filmadas no formato. Em 2008, isso não era um padrão para a indústria que tinha receio de usar o formato por conta das poucas salas, além do custo exorbitante do aluguel da câmera. Ainda assim, Nolan insistiu e conseguiu utilizar a câmera em O Cavaleiro das Trevas entregando sequências exemplares que causam impacto até hoje: a cena de abertura, o “sequestro” em Hong Kong e a perseguição de Batman, Coringa e Harvey Dent no fim do segundo ato da obra.

Até hoje é possível se maravilhar com esse filme nada menos que excepcional. Confira a nossa crítica sobre ele aqui no site e veja o quão importante esse filme foi para a indústria de um modo geral. Realmente histórico, Batman: O Cavaleiro das Trevas é um dos melhores filmes desse século.

Confira nossa lista sobre os Bastidores de Fragmentado

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Lista | 5 Games que precisam ser remasterizados

dlcs spider man ps4

Spider-Man | Game receberá primeira DLC em Outubro e terá Gata Negra