em ,

10 Filmes Sobre Epidemias

Devido a pandemia do COVID-19, o novo coronavírus, muitas pessoas ficaram interessadas em encontrar filmes que retratem um futuro distópico, ou até mesmo produções relevantes que dialoguem com a realidade vivida atualmente. Os longas apresentados nesta lista são produções que impressionam pela fidelidade mostrada, e outras mesmo sendo uma ficção ou terror, tentam imaginar como seria o futuro se algo do tipo acontecesse.

10. A Gripe (2013)

O filme sul-coreano não tem a qualidade tão excepcional quanto a maioria das produções desta lista, mas nem por isso é um filme que deva ser ignorado. O filme apresenta de forma intrigante como uma pandemia pode devastar uma cidade. A história do longa se situa em uma pequena cidade da Coréia do Sul e que fica próxima a Seul. Lá ocorre um surto generalizado de um novo vírus em que rapidamente se alastra pela região, e é altamente contagioso. A atmosfera criada pelo diretor Sung-su Kim é interessante e mostra como realmente o caos se instaura em momentos de crises como as presenciadas na narrativa.

9. Eu Sou a Lenda (2007)

Protagonizado por Will Smith (Bad Boys: Para Sempre) Eu Sou a Lenda é um clássico do gênero, não por ser um primor como filme, mas sim pela história que conta. Robert Neville (Smith) é um cientista que procura a cura contra a epidemia que transformou as pessoas do mundo em zumbis (no livro adaptado são vampiros) e nisso várias situações são impostas ao personagem durante a trama. O mais interessante desse drama em tempos apocalípticos é a representação de como a cidade de Nova York ficaria no caso de algo do tipo realmente acontecesse.

8. [Rec] (2007)

O cinema gosta de relacionar vírus e epidemias a criação de zumbis e na produção espanhola [Rec] não é diferente. Com pouco dinheiro a dupla de diretores Jaume Balagueró, Paco Plaza conseguiu fazer uma história interessante e claustrofóbica que se passa dentro de um prédio, com uma misteriosa doença se alastrando por todo local. Um terror que vale para os fãs de filmes de zumbi e de found footage. É sem dúvida o melhor longa de toda a franquia, que conta com mais outros três filmes com qualidade questionável.

7. Guerra Mundial Z (2013)

Guerra Mundial Z é um filme de ação com toques de terror e bastante adrenalina. O longa tenta mostrar para o público como seria o mundo se pessoas fossem infectadas e se transformassem em zumbis. É sombrio o cenário apresentado na produção de Marc Forster (007 – Quantum of Solace), em que a cura passa a se tornar um fator secundário, pois sobreviver dos ataques é o principal fator de preocupação da trama.

6. Invasão Zumbi (2016)

Este é outro filme sul-coreano da lista, no caso este aborda a temática de zumbis infectados. É desesperador o cenário apresentado na narrativa, em que pessoas infectadas por um vírus desconhecido causam o terror em um trem, e logo o que parecia ser uma viagem normal acaba por descambar para a matança desenfreada.

5. Extermínio (2002)

Uma produção bastante inteligente e com aura de cult nos dias de hoje. Longa aborda o vírus da raiva que acaba sendo disseminado por toda a Inglaterra e consequentemente pelo mundo, transformando as pessoas em uma espécie de zumbis raivosos, totalmente loucas e que saem matando todas as outras pessoas que encontram pelo caminho. Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário) conseguiu fazer uma representação perfeita do caos que se tornaria uma cidade grande no caso de algo do tipo acontecesse.

4. Os 12 Macacos (1995)

Uma grande ficção científica que pode passar batida por muitos, mas seu roteiro é fantástico em retratar como seria o futuro e também, ao abordar o passado, tenta decifrar como o mundo foi devastado por um vírus mortal. Nada mais atual e necessário que este retrato feito por Terry Gilliam (Monty Python – O Sentido da Vida).

3. Filhos da Esperança (2006)

Sem dúvida um dos melhores roteiros de um filme de ficção científica sobre o assunto. Alfonso Cuáron (Gravidade) dirigiu de forma exemplar e criou uma narrativa que conta a história de um futuro em que mulheres não conseguem mais engravidar. Sem dúvida há muito mais do que uma trama sobre sobrevivência, há algo a mais nessa obra que trata de diversos assuntos, como a mensagem de autodestruição da raça humana. A visão do diretor é pessimista, e isso explica o porque do filme ser tão sombrio, talvez para dizer que o futuro não será tão alegre assim.

2. Epidemia (1995)

Os filmes sobre pandemias, geralmente, focam mais na destruição do mundo e como as doenças impactam a vida de todos que propriamente no surto em si, sua cura e suas causas. Em Epidemia (Wolfgang Petersen) há uma discussão mais séria e menos futurista, tanto que o longa se torna bastante realista com os acontecimentos apresentados. A pandemia em si mostrada na produção começa com um macaco, que passa o vírus para os humanos e assim o vírus viaja o mundo, fazendo com que pessoas por todo o planeta fiquem em quarentena e morram com grande rapidez, devido a devastação causada pelo vírus invisível. É um filme importante para ser visto por todos.

1. Contágio (2011)

Steven Soderbergh (Magic Mike) criou uma obra visionária quando em 2011 lançou o filme Contágio. Produção retrata de forma fiel, e com toques de realidade, como um contágio ocorre, algo que muitos estão comparando com a situação que ocorreu com o COVID-19, o novo coronavírus. No filme, o vírus é transmitido por um morcego, e assim as pessoas iam se contagiando pelo toque das mãos e de outras formas. Soderbergh apresenta de forma eficaz o caos retratado em meio a uma pandemia global.

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Gabriel Danius

Jornalista e cinéfilo de carteirinha amo nas horas vagas ler, jogar e assistir a jogos de futebol. Amo filmes que acrescentem algo de relevante e tragam uma mensagem interessante.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial, é diagnosticado com coronavírus

Consultor médico do filme Contágio testa positivo para coronavírus