em ,

Jogos Digitais | Como eles podem ajudar o seu negócio

Parece inimaginável que um joguinho de celular possa ter impactos positivos no seu negócio, não é mesmo? Ainda assim, o mercado de jogos digitais pode te surpreender com os benefícios que pode trazer para uma empresa.

A indústria de jogos digitais movimenta 90 bilhões de dólares por ano, segundo o departamento de economia da cultura do BNDES. E isso não é à toa, pois este é um setor que cresce bastante, uma vez que traz muito mais benefícios do que somente o entretenimento, como por exemplo o auxílio em atividades educacionais.

Desde a criação e ampliação da tecnologia móvel, o mercado de jogos digitais cresce mais a cada dia e movimenta muito dinheiro, seja no desenvolvimento de novos jogos, compras dentro de apps ou anúncios de patrocinadores.

Mas e com relação aos negócios? Você faz alguma ideia de como isso pode ser bom para a sua empresa? Veja mais sobre isso logo abaixo.

Efeitos neurológicos positivos

Em uma era em que se fala tanto do desenvolvimento de pessoas, deve-se reconhecer os efeitos neurológicos que os jogos digitais têm sobre as pessoas que jogam constantemente. 

  • Maior capacidade de resolução de problemas
  • Maior criatividade
  • Maior velocidade de detecção de problemas
  • Maior capacidade de atenção nas tarefas 
  • Agilidade na execução de tarefas 
  • Maior capacidade de liderança e relacionamentos em grupo

Sabemos que grande parte dos jogos digitais possuem a possibilidade de interação entre jogadores. Isso desenvolve as habilidades interpessoais até dos mais introvertidos e facilita o desenvolvimento de times.

Além disso, os jogos digitais podem favorecer o aprendizado de novas realidades, desenvolver habilidades e colocar o jogador para se desenvolver enquanto se entretém. 

Por isso, algumas empresas podem incentivar seus colaboradores a ter o hábito de jogar, de forma saudável, para que assim possam se tornar mais produtivos.

Ajuda no ócio criativo e alívio do estresse

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nas salas de jogos e outras atividades de entretenimento disponíveis em grandes empresas, como Google, por exemplo.

Muitas empresas investem em salas assim para ajudar a melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, possibilitando que eles tenham contato com jogos e outros tipos de descanso em situações de alto estresse ou até mesmo para aproveitar o ócio criativo e votar a ação com boas ideias e soluções.

Todos os benefícios neurológicos, atrelados com a possibilidade de distração e canalização da energia do estresse pode fazer com que o uso de jogos digitais possa ser muito benéfico durante o ambiente de trabalho.

Treinamento e capacitação 

Para empresas que precisam de um treinamento mais agressivo para colaboradores, com muitas informações importantes, mas necessárias, pode ser indicado o uso de jogos digitais para facilitar a absorção do conteúdo e colocá-lo em prática.

Com isso, fica mais fácil encontrar maneiras diferentes de ajudar colaboradores a se capacitarem e obterem o máximo possível de seus treinamentos, com diferentes tipos de atividades educacionais que melhoram a qualidade do treinamento.

A utilização de jogos digitais pode ser importante para a capacitação frequente. Por isso, pode ser interessante investir em desenvolvimento de jogos, mesmo que simples, mas que geram grande valor para o conhecimento e capacitação de colaboradores.

Também é possível utilizar jogos digitais já disponíveis para desenvolver habilidades específicas, como escrita, comunicação, estratégia e até mesmo empreendedorismo.

Seja em treinamentos e capacitação, na construção e desenvolvimento de novas habilidades ou para melhorar a qualidade de vida no trabalho, a utilização de jogos em ambientes corporativos deve ser controlada para que não se torne algo prejudicial e retorne como baixo rendimento do time.

Fortalecimento da marca e estratégias de Marketing

Você consegue imaginar como os jogos digitais podem melhorar o marketing da sua empresa? Nós te contamos!

Atualmente muito se fala em marketing digital e presença online. Entretanto, algumas empresas acreditam que somente comprar domínio e criar um site pode ajudar a melhorar essa situação. 

Caso você precise comprar o seu: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

Sobretudo, é certo que comprar domínio, contratar um host e criar um site são importantes, mas é preciso ir além. E os jogos digitais podem ser o caminho ideal para isso.

Os Advergames são exemplos disso! Esses tipos de projetos são elaborados exclusivamente com o propósito de impulsionar a imagem de uma marca ou produto. Se você é fã do Playstation, provavelmente já ouviu falar do jogo Pepsiman. 

Por meio das plataformas de anúncio é preciso expor a sua marca e, anúncios dentro de jogos. Sabe aqueles anúncios que aparecem em jogos gratuitos? As Dynamic In Game Ads (DIGA) podem ajudar o seu negócio trazendo pessoas interessadas para a sua plataforma. Quer saber as vantagens disso?

Acesso a públicos diferentes 

Existem jogos diferentes para públicos diferentes. Atualmente, quase todas as pessoas possuem um smartphone e grande parte delas joga ou já jogou algum clássico que foi baixado na loja de aplicativos. Podemos considerá-las todas gamers? De maneira alguma!

O hábito de jogar ajuda na distração de muitas pessoas, e elas não necessariamente têm mais coisas em comum do que a simpatia por um jogo. Por isso, anunciar em plataformas e jogos digitais podem fazer a sua empresa alcançar tipos de público diferentes e até mesmo testar o impacto desses anúncios em diferentes públicos.

Baixo custo de implementação 

Para fazer anúncios em jogos digitais o investimento é muito baixo em relação aos canais tradicionais e menos efetivos de anúncios, como televisão, rádio, mídia impressa e outros.

Maior exposição da sua marca

Com a grande quantidade de jogos digitais disponíveis, a exposição da sua marca pode ser muito maior do que até mesmo nas redes sociais.

Algumas plataformas podem ser muito efetivas nessa exposição, escolhendo horários importantes para melhorar a exposição da sua marca.

Possibilidade de viralização

Existem muitos jogos digitais que são muito baixados e podem se viralizar, alcançando uma grande audiência que pode ser benéfico para melhorar a exposição dos seus anúncios.

O investimento em publicidade e marketing por meio de jogos digitais pode potencializar a comunicação com seus leads de uma forma diferente, mas é preciso cuidar para não fazer spam e prejudicar a imagem da empresa.

Atente-se também a criação de uma plataforma própria. Você vai precisar comprar domínio e criar um site que vai ser o destino do clique do seu anúncio em jogos digitais.

Dentro do Marketing Digital, a obtenção de um domínio e de uma hospedagem de sites são os recursos básicos para iniciar qualquer projeto web. 

Conclusão 

Deu para perceber a importância dos jogos digitais para o seu negócio, mesmo que ele não seja do segmento de desenvolvimento de jogos?

A indústria de jogos cresce mais a cada dia, novas oportunidades vão surgindo e essa é uma ótima plataforma para se investir. 

Seja para complementar treinamentos e capacitação, fazer anúncios e melhorar a qualidade do seu marketing ou até mesmo incentivando o hábito de jogar entre colaboradores para que eles desenvolvam habilidades específicas, os jogos digitais são feitos para entretenimento, mas podem entregar muito mais do que isso.

Você já parou para perceber como os jogos que você utiliza podem contribuir para o seu lado profissional? Pare para analisar e nos conte nos comentários como você acha que eles podem contribuir para o seu desenvolvimento.

Não se esqueça de aproveitar para conhecer mais sobre a indústria de jogos digitais e ver as opções disponíveis para melhorar o seu desenvolvimento e do seu negócio. 

O que você achou desta publicação?

Avatar

Publicado por Matheus Fragata

Editor-geral do Bastidores, formado em Cinema seguindo o sonho de me tornar Diretor de Fotografia. Sou apaixonado por filmes desde que nasci, além de ser fã inveterado do cinema silencioso e do grande mestre Hitchcock. Acredito no cinema contemporâneo, tenho fé em remakes e reboots, aposto em David Fincher e me divirto com as bobagens hollywoodianas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Loading…

0

Comente!

Remake de Convenção das Bruxas ganha trailer; confira

Duna é adiado para outubro de 2021