São muitos os filmes que trabalham a trama central colocando bruxas como protagonistas ou como personagens secundárias para evoluir a história. Sendo em filmes de terror ou animações elas sempre estão presentes ali, com alguma ambição ou planejando fazer algum ato malicioso afim de conseguir o querem. As Bruxas são muito populares por serem poderosas e enigmáticas. Na lista estão as mais icônicas bruxas do cinema. 

10. Abracadabra (1993)

Três das bruxas mais lembradas pelo público e mais astuciosas são as irmãs Sanderson, Winifred (Bette Midler), Sarah (Sarah Jessica Parker) e Mary (Kathy Najimy), que regressam para a Terra para continuar seu reinado de terror. Óbvio que a ideia com o filme é mais de se fazer humor que propriamente terror em relação ao caos que as três irão provocar. É uma produção clássica dos anos 90, sem duvida inesquecível e que assustou muitas criancinhas. 

9. As Bruxas de Salém (1996)

A clássica história de perseguição às bruxas de Salem virou um filme em que as bruxas não existem de fato, elas são mulheres comuns que são pegas realizando feitiços e acusadas de fazer bruxaria.  Abigail Williams (Winona Ryder) é uma dessas mulheres acusadas e ela é o centro de toda a trama que irá se desenrolar ao redor de sua personagem. Uma história fascinante e intrigante que mostra como na época as acusações por bruxaria eram feitas pelo motivo mais banal existente. 

8. A Bela Adormecida (1959)

Um dos grandes clássicos da Disney traz uma das bruxas mais malvadas do cinema. Malévola é um ícone pop e reconhecida como uma vilã de grande personalidade. Seus poderes e ambições são enormes e sem limites. A fama da personagem é tão grande que ganhou um filme solo interpretada por Angelina Jolie e que reconta o clássico da Bela Adormecida, mas sob a perspectiva da bruxa. 


7. Convenção das Bruxas (1990)

Tá aí um filme que assustou muitas crianças no período que estreou, justamente por contar uma história em que as crianças eram o foco da trama. Luke é um garoto que presencia uma convenção de bruxas e descobre o plano astuto delas justamente contra as crianças. O show de bizarrice e terror que se segue é bastante realista e causam muitos impactos. A construção das personagens como bruxas é algo muito bem feito e de assustar. 


6. A Bruxa (2015)

A Bruxa foi considerado por muitos um dos filmes mais fascinantes de terror já feito nos últimos anos. Claro que a produção não é tudo isso e a ideia não é assustar nem dar medo, apenas fazer uma alegoria sobre o diabo e a questão das bruxas é um fator secundário e que não se desenvolve no filme. O nome do longa, obviamente, tem a ver com situações que ocorrem com a garota durante a trama, situações essas que impressionam e são bastante interessantes. 

5. A Bruxa de Blair (1999)

Não é uma obra-prima, mas vale pela ideia da existência de uma bruxa. Logo que foi lançado se tornou um sucesso de bilheteria, mas na mesma proporção que levou multidões ao cinema causou revolta, na época, em muitos que foram o assistir justamente por não aparecer a tal bruxa. Mas isso é um fator secundário na trama, pois a ideia é justamente a de criar um terror psicológico, algo que foi feito com bastante êxito. 

4. Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Outro clássico da Disney – na verdade a primeira animação que iria dar vida início aos seus inúmeros longas com princesas – traz uma bruxa que com certeza é uma das mais lembradas pelos fãs. É difícil falar em uma produção dessa época da Disney que não tivesse uma princesa e uma bruxa na história, era uma receita bastante simples e de sucesso eminente. A bruxa aqui tenta a todo o custo matar Branca de Neve e para isso fará de tudo para conseguir chegar a esse resultado. Um bruxa bastante icônica e malvada. 

3. Harry Potter (Todos os Filmes)

A franquia Harry Potter é, literalmente, um covil de bruxas. Já que o foco da série é justamente sobre bruxos é bastante improvável que as bruxas não reinassem. Em todos os longas há grandes bruxas que apareceram com destaque, as principais foram: Hermione Granger, Belatrix Lestrange, Minerva McGonagall. Todas tiveram papel importante em alguma parte da saga.

2. Mágico de Oz (1939)

Uma das bruxas mais clássicas do cinema e também uma das mais enigmáticas. A Bruxa Malvada do Oeste é a principal vilã de O Mágico de Oz e tenta a todo o custo conseguir seus objetivos, perseguindo Dorothy e seus amigos. Pela época que o longa foi produzido não era de se esperar que o aspecto físico da bruxa fosse diferente do apresentado, mas mesmo assim ele impressiona.

1. Suspiria (1977)

Suspiria (o original) é um dos filmes de terror mais belos já produzidos com a temática das bruxas. O roteiro que apresenta as bruxas vivendo em uma escola de dança e vivendo roubando a riqueza de outras pessoas é repleto de significados e muito bem desenvolvido. A ideia não é criar medo ou de assustar, mas sim de contar uma história de terror em que as bruxas estão lá apenas parar criar o terror em quem entra em seus caminhos. Ganhou, recentemente, um remake dirigido por Luca Guadagnino.

Comente!